10 Estratégias para sua TV Corporativa ser mais atrativa
Postado em 5/30/2019 10:12:02 AM
Mas como está sua estratégia de conteúdo da sua TV Corporativa?
Um planejamento adequado em Comunicação Interna deve atrelar o objetivo e resultados esperados aos canais de forma estratégica e adaptada à realidade da cultura de sua empresa e pensar de forma inteligente a distribuição e ordenação dos conteúdos faz bastante diferença e contribui com a adesão às campanhas de endomarketing e engajamento dos colaboradores.
Antes de avançar na definição de sua estratégia de conteúdo pense e responda as perguntas abaixo:
- Já parou para pensar em que tipo de conteúdo seus colaboradores têm interesse em acompanhar nas TVs? Elabore uma rápida pesquisa, analise os dados que a equipe de Recursos Humanos já tem como faixa etária, sexo, tempo de casa, escolaridade, número de filhos e etc…
- Qual o local em que os aparelhos estão instalados?
- Quanto tempo por dia os colaboradores terão acesso à TV e a sua programação?
- Quantas TVs sua empresa tem instalada?
- Além da TV Corporativa, sua empresa utiliza outros canais de Comunicação Interna, como app mobile, e-mail ou aplicativo desktop?
- Qual o objetivo e os desafios da Comunicação com os Empregados de sua empresa?
Analisados os pontos acima é hora de dar início à definição da estratégia de conteúdo para a TV Corporativa de sua empresa.
1. Aniversariantes do Mês
Nada mais atrativo e gratificante do que celebrar e parabenizar os aniversariantes do mês também na TV Corporativa. Além de enviar mensagens de parabéns aos canais diretos (E-mail e aplicativos Mobile e Desktop), na plataforma SimplificaCI você também automatiza a divulgação dos aniversariantes do mês na TV Corporativa.
Edite o template disponível e adapte para sua identidade visual e pronto, sua programação diária irá divulgar nome e foto dos colaboradores.
2. Notícias Externas
Intercale sua programação com conteúdo de interesse da maioria dos colaboradores. Notícias de esporte, culinária, notícias regionais, do Brasil e do Mundo são ótimas alternativas para preencher sua TV Corporativa com conteúdo atualizado e de forma automatizada.
Inclua na sua estratégia de conteúdo, notícias mais adequadas para o horário, público e cultura da empresa. Incluir notícias relacionadas com o segmento que sua empresa está inserida também vale como forma de ampliar o conhecimento dos empregados no contexto em que a organização está inserida.
3. Previsão do tempo e cotação do câmbio
Previsão do tempo e cotação do Euro e Dólar também são conteúdos que atraem o olhar do colaborador para a tela da TV. De forma automática, defina as cidades que tem interesse e acrescente esses conteúdos dinâmicos entre a sua programação. É sempre válido intercalar conteúdo interno de grande importância com notícias e conteúdos como esse para garantir que o empregado estará com o olhar atento à programação.
4. Cardápio e dicas de alimentação
Em fábricas e grandes empresas o Restaurante e a Copa são locais bastante estratégicos para instalação da TV Corporativa. Por ser um local de grande circulação e um período de pelo menos 10 minutos de permanência, é fundamental que a programação seja pensada para apresentar conteúdo diferente e atrativo pelo tempo mínimo de permanência. Desta forma o colaborador conseguirá assistir a toda programação sem tanta repetição.
Incluir o cardápio da semana e atrelar o conteúdo a dicas de alimentação saudável, receitas rápidas e curiosidades dos alimentos presentes no menu semanal trazem informação de qualidade e contribuem com o engajamento ao cardápio oferecido.
Orientações para conscientizar contra o desperdício de alimentos e a limpeza do local também devem fazer parte da programação destas TVs.
5. Carona solidária na TV Corporativa
Uma ação simples de sustentabilidade e de grande promoção de integração entre os colaboradores, o uso da Carona Solidária certamente atrairá a atenção dos colaboradores à TV Corporativa.
Inicialmente divulgue o início desse apoio na divulgação e abra inscrição para que os interessados em oferecer carona possam informar a periodicidade, o telefone de contato e ponto de encontro e destino final.
Inclua na sua programação a divulgação das caronas disponíveis nas TVs de sua empresa. Além de contribuir com o caronista, serão menos colaboradores expostos aos perigos de trafegar sozinhos pelas ruas e estradas.
6. Crie conteúdo de forma segmentada
Na plataforma SimplificaCI é possível ter uma programação diferenciada para cada TV Corporativa. Com players independentes, você tem toda autonomia para definir que tipo e por quanto tempo cada conteúdo será divulgado.
TVs que permanecem ligadas dentro dos setores como Logística, Comercial, Recepção, Tecnologia da Informação e Diretoria necessitam de uma programação mais extensa e por isso mais atrativa.
Defina as notícias de acordo com o perfil da área, divulgue as datas das reuniões, eventos e fotos dos encontros e happy hour realizados. Avalie diretamente com os gestores das áreas em quais desafios a Comunicação Interna pode contribuir.
7. Utilize imagens atrativas
Use e abuse de imagens, fotos dos colaboradores, registros de eventos e conteúdo institucional que você já tem disponível em seu banco.
A TV Corporativa, diferente dos outros canais, dá um grande destaque às imagens e cores. Sempre que possível, traga fotos em boa qualidade para resumir e exemplificar a mensagem que quer passar.
8. Dê movimento à sua programação na TV Corporativa
Vídeos e imagens em movimento dão mais dinamismo ao conteúdo e reforçam a mudança das mensagens na tela da TV Corporativa.
Use vídeos já produzidos pela empresa, aproveite os efeitos de transição disponíveis na plataforma e inclua GIFs animados ilimitados da SimplificaCI.
9. Use textos menores
Há muitas mensagens a serem passadas na TV Corporativa, mas é preciso redefinir os conteúdos para textos menores e de fácil leitura. Em média cada tela da TV permanece em exibição por pelo menos 20 segundos, um tempo adequado para percepção de novo conteúdo e leitura da mensagem, porém é possível indicar mais ou menos tempo de exibição.
Caso precise trazer conteúdos mais densos e que necessitam de mais texto tente resumir toda a mensagem em vários textos menores entre 140 ou 170 caracteres, semelhante a uma manchete jornalística.
A mesma estratégia também deve ser usada para a definição do título. Apesar de curto ele deve deixar claro o contexto e conteúdo que está sendo tratado.
10. Mantenha o conteúdo atualizado
O colaborador percebe rapidamente se a programação está desatualizada ou não. Manter uma recorrência mínima de atualização e apresentação de conteúdo interno novo é fundamental para que a TV Corporativa seja efetivamente aceita como um canal oficial e estratégico de Comunicação com os Empregados.
Utilizar os conteúdos noticiosos, dinâmicos como previsão do tempo e aniversariantes são alternativas para apresentar uma programação atualizada. Contudo, os conteúdos pertinentes e exclusivos da empresa precisam estar atualizados. Por isso ao programar a entrada de um novo conteúdo interno lembre-se de selecionar a data correta para sair da programação e avalie periodicamente a prévia de sua programação antes de finalizar a atualização dos conteúdos a serem exibidos.
O resultado de uma boa estratégia de conteúdo para sua TV Corporativa?
Colaboradores alinhados com a cultura e engajados com os objetivos estratégicos da organização.
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