Falta pouco mais de 2 meses para encerrar o ano e muitas empresas já começam a se mobilizar para reunir suas equipes e discutir os planos para o próximo ano.
É claro que ainda tem muito para acontecer nesses últimos dois meses. Grande parte das empresas ainda têm a Black Friday para acontecer, uma ação complexa e que exige bastante planejamento também com o público interno. Além de outras campanhas fixas no calendário anual como Novembro Azul, festas de final de ano e campanhas de Natal que com certeza devem estar previstas para serem realizadas mesmo que de uma forma mais simples devido à crise e ao orçamento reduzido, muito característico nessa fase do ano.
Caso você ainda não tenha pensado nas ações que vai realizar até o final deste ano é melhor correr. O tempo é curto e o foco nesse momento deve ser total para fazer uma preparação mais organizada e planejada para o próximo ano. Por isso separamos cinco perguntas que o profissional de Comunicação Interna deve fazer antes mesmo de sentar-se em frente a uma planilha do excel:
É muito comum o planejamento de cada departamento da empresa desmembrar os seus objetivos a partir da meta global da organização e isso não pode ser diferente para a equipe de Comunicação Interna. Cada campanha, ação e novo programa de comunicação devem estar totalmente alinhados com a meta da empresa. Por isso, antes de definir quando e quais ações pretende executar para o próximo ano, é fundamental que haja uma alinhamento das expectativas da sua empresa para então construir uma estratégia de Comunicação Interna.
Muitos podem responder que o orçamento seja o maior desafio, mas orçamento sempre é um obstáculo e por isso ele não é a resposta para a segunda pergunta.
Tente reunir-se com os líderes da companhia como o CEO e os responsáveis por departamentos importantes como Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Qualidade e até o Jurídico, a realidade de cada empresa é diferente e você deve dar atenção aos departamentos vitais para a operação da sua companhia. Nessa reunião tente compreender quais desafios a empresa acredita que estarão presentes no próximo ano. Certamente eles poderão aprofundar melhor o seu entendimento estratégico da empresa e dessa forma seu planejamento estará ainda mais alinhado aos objetivos da organização.
Finalmente é chegado o momento de questionar algo tão delicado como esse. Nenhum planejamento pode ser pensado sem antes ter clareza da meta orçamentária da empresa e a disponibilidade de verba para o departamento de Comunicação Interna. Grandes organizações têm uma estrutura bem definida de distribuição do orçamento e o controle tende a ser bastante rígido. Contudo empresas de médio e pequeno porte ainda estão profissionalizando a distribuição de seu orçamento entre os departamentos. De qualquer forma aqui vale uma atenção maior, tente entender o orçamento diretamente com o dono de sua empresa, esse bate-papo pode ser uma maneira de você compreender com mais transparência os limites financeiros que seu planejamento terá no próximo ano.
Ao definir as estratégias de Comunicação Interna analise o perfil de sua equipe e busque traçar um planejamento alinhado com o talento que tem disponível. É importante verificar se a quantidade de trabalho planejado não irá sobrecarregar o subaproveitar seu time. O ideal é aproveitar ao máximo o potencial e a criatividade de sua equipe.
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Por fim e não menos importante questionamento: as ferramentas e os canais de Comunicação Interna disponíveis são adequados para atender à estratégia traçada para o próximo ano?
Antes de dar o primeiro passo para montar o seu planejamento vale uma reflexão se este é o momento certo de revisar os canais e trazer mais inovação para a sua empresa. Veja em nosso post aqui e saiba como você pode inovar na Comunicação Interna.
Muitas vezes um bom planejamento pode ser executado de forma equivocada quando o tático e o operacional, ou seja, os canais e as ferramentas de Comunicação Interna são incoerentes e limitados para atender os objetivos definidos inicialmente com a alta gestão
Ao obter respostas completas e transparentes para cada um dos cinco itens acima e você terá em mãos um panorama de sua empresa para ser estudado e, portanto, iniciar o planejamento para o próximo ano. Lembre-se de fundamentar o plano nos anseios de seus clientes internos, dos empregados e das reais necessidades da organização. Isso tudo, é claro, alinhado à estratégia da companhia.
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Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.
Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.
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