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Setembro, outubro e novembro – Campanhas das cores na sua empresa

Postado em 8/28/2018 3:53:47 PM

 

 

 

 

 

 

 

Os meses de setembro, outubro e novembro são tradicionalmente marcados por campanhas relevantes em todo o país. São as cores amarela, roxa e azul, respectivamente. Na onda do calendário de Comunicação Interna, estes meses transformam as cores da empresa e trazem com força total os temas para os empregados, entenda o que é celebrado e veja algumas dicas de ações para os meses de setembro, outubro e novembro na sua empresa.

Setembro Amarelo

No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no Brasil a campanha teve início em 2015.

Tema bastante controverso e ainda considerado tabu, a campanha mundial foi criada com o objetivo de trazer o debate sobre o suicídio para o cotidiano das pessoas, alertar a população e conscientizá-la.

Entretanto, diferente da maioria das ações de comunicação interna e endomarketing, nesta campanha é fundamental estudar o tom ideal para que haja respeito e consideração com o tema. Lembre-se o objetivo principal é de debater e alertar os empregados e contribuir para que a equipe de Recursos Humanos possa discutir o tema internamente com mais profundidade.

Em campanhas relevantes como esta é fundamental a equipe de comunicação, em apoio com o departamento de Recursos Humanos, identificar os pontos mais sensíveis na organização e solicitar o apoio de parceiros e profissionais que têm domínio sobre o assunto. Para o setembro amarelo a parceria mais indicada é o CVV (Centro de Valorização da Vida). Fundado em 1962, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Com mais de 2 milhões de atendimentos anuais  o CVV atende gratuitamente em todo o Brasil pelo número 188.

Uma roda de conversa, orientações sobre o CVV e uma palestra para a liderança são ações simples e que podem ser muito assertivas. Lembre-se, toda campanha de comunicação deve ter um objetivo claro e deve estar totalmente alinhada com a cultura organizacional e momento da empresa. Reflita com a equipe de Recursos Humanos como sua empresa e seus empregados receberão esta campanha antes de avançar no planejamento.

Mais informações sobre o CVV pelo site  https://www.cvv.org.br .

Outubro Rosa

O Outubro rosa já é um mês de celebração bastante consolidada na maioria das empresas. Seu principal objetivo é de conscientizar todas as mulheres quanto à importância do combate e da prevenção ao câncer de mama. É comum empresas realizarem palestras, receberem profissionais da saúde para orientação sobre os exames disponíveis e a importância do autoexame.

Entre as metas desta campanha, a principal é volume de atendimentos e exames realizados. Mas como inovar na campanha Outubro Rosa deste ano?

Muitas empresas encontram obstáculos para atrair mais mulheres para a campanha e melhorar os resultados do outubro rosa deste ano. E ai vão algumas dicas para a campanha na sua empresa continuar a dar resultados.

Cuidando da família toda:
Além de envolver as mulheres que trabalham na sua empresa, envolva a família de seus empregados e as convide para visitarem a empresa para receberem orientações médicas e realização do exame. Avós, irmãs, mães, sobrinhas, primas, enteadas, esposas e filhas. O importante é garantir que os empregados estejam envolvidos e contribuam para atrair o maior volume de participantes possível. Por se tratar de um público que não trabalha na empresa, mas que também faz parte do público interno (saiba mais aqui), o local e horário da ação devem ser acessíveis, pense nisso antes de iniciar a campanha.

Atendendo a comunidade:
Já pensou em inovar e convidar a comunidade ao redor de sua empresa ou uma comunidade carente de sua cidade para participar da campanha?
Convide os seus empregados a participarem dessa ação voluntária de levar informação com folder e materiais com orientações sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama.

Novembro Azul

No mês de novembro é a vez de trazer para o debate entre os empregados o câncer de próstata, é o tipo mais comum entre os homens e a causa da morte de 28,6%. Apesar de já estar muito difundido, o mês “Novembro Azul” ainda tem muitos tabus e a adesão nas campanhas nacionais é um pouco insatisfatória. Por isso, o tom das ações a serem realizadas na empresa tendem a ser o mais leve possível, isso porque ainda há um ar de preconceito e receio dos homens com relação ao exame de toque, que ainda é o exame mais eficaz para diagnóstico precoce.

Para debater o tema com propriedade é fundamental contar novamente com parcerias de profissionais e órgão da saúde. Além de já terem um material desenvolvido exatamente para este tema, eles podem trazer informações e estatísticas atualizadas e confiáveis para apresentar aos empregados.


Independente da campanha que vai realizar ou se vai executar todas elas, é muito importante avaliar os canais disponíveis na sua empresa e adaptar o conteúdo a eles. Para mensagens mais rápidas que serão exibidas na TV Corporativa, por exemplo, dê preferência para reforçar números relevantes como:

  • estatísticas de campanhas anteriores
  • telefones de acesso gratuito à população
  • horário de palestras e das ações pontuais a serem realizadas com os empregados
  • dicas rápidas de prevenção

O importante para que as campanhas tragam algum resultado é que ela faça sentido para a realidade e cultura de sua empresa.
Boa sorte!