Mapeamento de públicos de interesse, feito através da matriz de poder e interesse, é uma etapa vital para o planejamento de comunicação. Porém, muitas vezes, ela é esquecida e ignorada, devido à pressa de entregar planos táticos, campanhas e conteúdos.
O que acontece? O engajamento é baixíssimo
Como podemos criar diálogos sem entender as personas?
Assim, é preciso dar um passo para trás, para elaborar um diagnóstico de comunicação seguido pelo plano de comunicação integrada.
É na fase de diagnóstico que podemos conhecer o nosso mapa de públicos, sim! Também chamados de stakeholders ou partes interessadas em um projeto.
Muito além da ideia de público-alvo, os stakeholders são as partes que impactam e são diretamente impactadas pelas ações da empresa e sua política de comunicação.
Uma das metodologias para fazer o mapeamento de públicos de interesse é a matriz de poder e interesse, metodologia que vem da gestão de projetos.
Ela consiste em uma ferramenta que mapeia o tipo de relação de poder e interesse entre as Partes Interessadas (PI) ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto.
Sendo assim, a matriz de poder e interesse é uma análise qualitativa e tem como principal objetivo entender melhor os stakeholders e sua atuação, ajudando, dessa forma, na criação de estratégias específicas para gerenciar esse relacionamento.
O primeiro passo é fazer a coleta de informações dos stakeholders, considerando:
Nesse sentido, os especialistas Eden e Ackermann nos indicam o uso da Matriz de Poder e interesse, a partir da qual temos as partes interessadas organizadas em 4 quadrantes, seguindo as orientações do Consultor Nino Carvalho:
Pode-se dizer, em linhas gerais, que as novas tecnologias, ao alterarem a noção de tempo e espaço impactaram profundamente as organizações.
Isso fez com que os públicos (sejam trabalhadores, clientes ou outros stakeholders com diferentes graus de poder e influência) estivessem mais próximos das empresas por meio da tecnologia.
Antes mesmo de começar o trabalho de planejamento e de construção do Plano de Comunicação Integrada vamos começar mapeando os stakeholders (públicos de interesse).
Pelo fato de atuarem em diferentes áreas e terem interfaces com os mais diversos públicos, as empresas precisam analisar muito de perto cada um deles.
Quem são as partes interessadas na sua empresa? Quem tem relações de poder e influência em relação a ela?
Olhando esse modelo podemos ver com quantos diferentes stakeholders uma empresa comum pode lidar.
De forma geral, os stakeholders podem ser classificados em primários (acionistas, empregados, fornecedores etc.) e secundários (comunidade, governo e mídia).
Vou te passar algumas dicas para iniciar o mapeamento dos públicos de interesse da sua empresa:
Sobre a autora:
Consultora especializada em Planejamento de Comunicação Integrada, Mapeamento de Processos e Gestão de Projetos, com mais de 10 anos de experiência na área.
Atuou como coordenadora e ministrante de treinamentos em empresas de médio e grande porte, e docente nos cursos de comunicação e marketing das várias universidades.
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