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Como fazer pesquisas internas estratégicas

Postado em 7/6/2022 10:19:10 AM

como fazer pesquisas internas

Este artigo vai te ensinar a como fazer pesquisas internas.

Pesquisas e monitoramento de indicadores ajudam na gestão da comunicação interna para antecipar expectativas, avaliar iniciativas e priorizar investimentos. Elas são importantes para avaliar alguns indicadores e resultados da comunicação interna.

A solução Formulários da Simplifica.CI traz recursos para facilitar e otimizar esse processo tão estratégico para o profissional de comunicação.

Leia também: Pesquisas qualitativas x pesquisas quantitativas

Diferença entre Pesquisa, Questionário e Formulário:

Antes das dicas, é importante esclarecermos os significados dos termos Pesquisa, Questionário e Formulário, pois os utilizaremos neste artigo. 

Pesquisa

Uma pesquisa serve para orientar todo tipo de empresa a tomar melhores decisões. Na prática, essa estratégia envolve quem realiza a pesquisa e, claro, os entrevistados que a respondem. 

O instrumento que media essa relação e torna possível obter todo tipo de informação é o questionário de pesquisa. 

Questionário

O questionário de pesquisa é o formulário que será respondido pelos seus entrevistados. 

Nele vão constar todas as perguntas que, uma vez respondidas, vão te alimentar com dados valiosos para tomar decisões melhores. 

Só assim já dá para perceber que errar na hora de criar um questionário de pesquisa não é uma opção.

Formulário

É a solução da Simplifica.CI que possibilita imputar os questionários definidos para a coleta de dados. Agilizando e otimizando o seu processo interno.

Como fazer pesquisas internas utilizando Formulários Simplifica.CI 

O profissional de comunicação precisa liderar o projeto de Pesquisa, seguindo os seguintes passos.

Elaboração do briefing de pesquisa; contratação do fornecedor de pesquisa ou definição de metodologia interna respeitando padrões e periodicidade; adaptação do questionário; acompanhamento do campo de pesquisa.

Elaboração do relatório final da Pesquisa para análise e validação de resultados antes da apresentação formal às áreas.

Elaboração de uma apresentação executiva com principais insights para evidenciar os resultados de comunicação interna.

Dicas sobre como fazer uma pesquisa interna:

Separamos algumas dicas sobre como fazer pesquisas internas, confira:

Perguntas padronizadas:

É fundamental incluir as perguntas (padronizadas) no questionário em cada pesquisa realizada após ações de comunicação

Indicadores padrões:

Definir indicadores padrões para avaliar o Caminho da Reputação no questionário: Conhecimento, Favorabilidade e Advocacy.

Alinhamento de periodicidade e metodologia:

É importante que a pesquisa seja implementada em periodicidade fixa e com um questionário consistente, de forma a obter-se uma série histórica da sua empresa. 

Dessa maneira, você poderá comparar sua imagem no tempo e nas regiões que aplica a pesquisa. A periodicidade dela pode variar, sendo trimestral, semestral, anual ou trianual.

É importante ressaltar que é preciso respeitar o prazo de três a seis meses para acionar o público já pesquisado anteriormente. Em caso de exceção, a área de Comunicação precisa avaliar e definir esse processo como exceção.

Padronização de métricas para pesquisa:

Para garantir a comparabilidade de resultados, facilitar a leitura e entendimento dos diversos stakeholders, faz-se necessário a padronização de métricas e questionários aplicados em cada ciclo de pesquisa realizada. 

É importante definir o objetivo da pesquisa e realizar um planejamento para executar as consultas ao público interno.

Com a solução Formulários, você poderá definir os modelos de questionários e pesquisas para realizar de tempos e tempos, mantendo a padronização, a comparabilidade e a qualidade dos indicadores apresentados

A pesquisa muitas vezes pode ser padronizada garantindo com isso não apenas agilidade mas também comparabilidade dos resultados entre ações, localidades e processos.

Alguns exemplos de pesquisas que já temos padronizadas:

  • Recall de Campanha;
  • Pesquisa de Patrocínios (controle e tratamento);
  • Pesquisa de Eventos (público Interno e público externo);
  • Pesquisa de Visitas (público externo).

Por vezes, de acordo com o “problema de negócio” e “objetivo” (definidos no Briefing de Pesquisa), será necessário a customização do projeto de pesquisa. 

Essa customização está indicada nos questionários (em amarelo) e deve ser enviada para equipe de pesquisas de métricas para validação antes do início do projeto.

As métricas consideradas base para indicar efetividade dos resultados de Comunicação são:

Ações de proximidade:

  • Índice de Advocacy;
  • Índice de Favorabilidade.

Avaliação de Conteúdo

  • Aderência à casa de mensagem na imprensa (casas de mensagem prioritária);
  • Positivo, Negativo e Índice de Positividade de imprensa;
  • Lembrança  de mensagens prioritárias em Visita e Eventos;
  • Recall de publicidade (modelo aplicado em Parauapebas).

Alcance

  • Número de pessoas alcançadas;
  • Interações positivas nas redes sociais.

Há diversas metodologias para medir reputação e indicadores de comunicação interna, o profissional precisa conhecer a essência e algumas regras básicas para que sua pesquisa tenha uma margem de confiança alta. 

Incorporar na governança e gestão da área com análises e diretrizes para apoiar o board na tomada de decisão, fará com que a área de comunicação se torne cada vez mais estratégica.

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