Pesquisa interna é uma importante aliada na hora de avaliar indicadores e resultados da comunicação interna, a solução Formulários da Simplifica.CI traz recursos para facilitar e otimizar esse processo tão estratégico para o profissional de comunicação.
É comum as pessoas terem alguma dificuldade em optar por qual método de pesquisa utilizar em seus estudos.
Essa escolha deve ser baseada no objetivo-final do estudo (de acordo com o briefing de pesquisa).
Assim, as pesquisas quantitativa e qualitativa se diferem em algumas características.
Apresenta resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo), o que seria relevante para estudos com um número elevado de amostras.
O objetivo é medir informações sobre um assunto. Desta forma, os dados coletados apresentam uma natureza mais estatística, sendo os resultados expostos em forma de gráficos, tabelas, etc
O método quantitativo tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento de um determinado grupo.
Neste tipo de pesquisa, os meios de coleta de dados são estruturados por meio de questionários, entrevistas individuais e outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas.
Algumas vezes se usam perguntas abertas mas os tipos de perguntas mais comuns são:
O foco é testar uma teoria e obter um resultado conciso e limitado. Não há grande abertura para interpretações diversificadas.
A pesquisa quantitativa é muito comum no mercado por ser um método conclusivo.
As pesquisas presenciais são amplamente utilizadas. O principal motivo de serem utilizadas com tamanha frequência, é sua facilidade em estratificar regiões e públicos-alvo de interesse.
Pode acontecer em domicílios, em locais de grande fluxo ou mesmo em “central location”.
Bons exemplos de aplicação de pesquisas face a face são as pesquisas eleitorais e pesquisas de opinião.
A metodologia CATI, sigla do inglês Computer Assisted Telephone Interviewing (Entrevista Telefônica Assistida por Computador) é técnica de aplicação de entrevistas telefônicas por um entrevistador qualificado e imerso no contexto do cliente.
Também conhecida por Web Survey, as pesquisas de satisfação por e-mail são conhecidas por sua versatilidade e capacidade de acesso ao público-alvo, independentemente de sua localização geográfica.
Contudo, é uma metodologia que exige cuidados especiais, principalmente com o comprometimento do público-alvo e controle da amostra.
Considerando que você já tem o ponto de contato com seu público interno, essa técnica ajudará a programar e otimizar suas pesquisas internas, garantindo o acesso ao seu público-alvo.
Você precisará ter o controle da amostra, que pode ser gerenciada pela plataforma Simplifica.CI.
A integração da plataforma também te ajudará a fazer os alertas e a comunicação do período da pesquisa junto ao seu público interno.
Levanta sobretudo os aspectos dinâmicos e subjetivos, analisando informações mais complexas, como o comportamento, os sentimentos, as expressões e demais aspectos que possam ser observados no objeto de estudo.
A coleta de dados é baseada em roteiros flexíveis, dando ao entrevistado maior liberdade para expor o seu ponto de vista sobre o assunto em questão. Assim, reúne comentários e narrativas passíveis de múltiplas interpretações.
Pesquisa qualitativa é um método que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais.
O foco dela é entender o comportamento do entrevistado, ao invés de simplesmente medir.
Numa pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar quantidades como resultado, mas sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo.
Ela ajuda a:
Com a pesquisa qualitativa, os entrevistados estão mais livres para apontar os seus pontos de vista sobre determinados assuntos que estejam relacionados com o objeto de estudo.
Normalmente, as pesquisas qualitativas são feitas com um número pequeno de entrevistados.
A escolha da pesquisa qualitativa como metodologia de investigação é feita quando o objetivo do estudo é entender o porquê de certas coisas e gerar insights.
É uma técnica qualitativa útil para conhecer as opiniões, anseios, expectativas, comportamentos e experiências de um determinado grupo de pessoas.
Por meio do Focus Group pode-se avaliar a reação deste grupo a uma determinada situação específica.
Pode ser útil para avaliar a opinião sobre lançamento de novos produtos, marca, imagem, definição/alteração da identidade corporativa, testes de conceito e campanhas, motivações de consumo, entre muitas outras atividades.
A pesquisa é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas. Elas se reúnem em uma sala de espelho e debatem sobre algum tema proposto pelo moderador. A conversa é livre. Isto é feito justamente para conseguir retirar todas as informações possíveis.
Há algumas variáveis nas pesquisas em Focus Group. Ela pode ser menor, com 4 a 6 pessoas. Aí é chamada de Mini-Focus Group. Uma discussão destas dura, em média, duas horas
A entrevista em profundidade é uma técnica qualitativa que permite explorar um ou mais temas com bastante abrangência e profundidade, como o próprio nome já diz.
Essa técnica utiliza um roteiro de entrevista pré-elaborado que é estruturado de forma aberta, podendo o entrevistador adaptá-lo no andamento da entrevista, de acordo com a sua experiência para perceber as necessidades emergidas no decorrer do diálogo estabelecido com o entrevistado.
Por seu caráter exploratório esse tipo de entrevista se adapta a qualquer investigação, especialmente para temas mais sensíveis ou nos quais exista pouco conhecimento sobre os mesmos.
Há diversas metodologias para medir reputação e indicadores de comunicação interna, o profissional precisa conhecer a essência e algumas regras básicas para que sua pesquisa tenha uma margem de confiança alta.
Incorporar na governança e gestão da área com análises e diretrizes para apoiar o board na tomada de decisão, fará com que a área de comunicação se torne cada vez mais estratégica.
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases de Comunicação Interna
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Entrevistas ping-pong
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Pesquisas internas
Sem categoria
Tendências
Sem categoria
Comunicação interna que produz sentido – Suzel Figueiredo
Simplifica.CI – Quais os principais aprendizados na sua jornada com a comunicação corporativa? Suzel Figueiredo – Pergunt...
Entrevistas ping-pong
Comunicação humanizada e estratégica – Claudia Cezaro
Simplifica.CI – Quais os principais aprendizados na sua jornada com a comunicação corporativa? Claudia Cezaro Zanuso – Em...
Dicas de Comunicação
Orçamento para comunicação interna: como conquistar
“Todo profissional de comunicação se sente exausto, antes mesmo de iniciar a previsão do orçamento e do levantamento de recurso...