Blog / Beabá da Comunicação Interna / Beabá da Comunicação Interna – Jornal Mural ou Quadro de Avisos?

Beabá da Comunicação Interna – Jornal Mural ou Quadro de Avisos?

Postado em 1/9/2018 11:37:52 AM

É natural neste início de ano os profissionais de Comunicação Interna refletirem a respeito das ferramentas e dos canais utilizados para se comunicar com os empregados.

Por isso, a partir de agora lançamos o “Beabá da Comunicação Interna” com dicas, explicações e exemplos práticos sobre os termos mais utilizados no universo da Comunicação com os Empregados.

Mas antes de irmos para o primeiro tema da série, é importante você seguir alguns passos para o planejamento de suas ações deste ano, veja a seguir:


Jornal Mural ou Quadro de Avisos?

Uma das ferramentas de menor custo e de maior versatilidade, o Mural muitas vezes fica um pouco de lado quando o assunto é planejamento e estratégia.

O Mural é muito prático porque tem a possibilidade de abordar diversos temas interessantes para a empresa e para os empregados, além de estar disposto em locais mais distantes dos escritórios e salas de reunião, na prática o Mural é a ferramenta que mais se aproxima das equipes pela facilidade de instalação e locomoção.

Presente nas copas, corredores, portarias e até no refeitório da empresa, o Mural tem o grande diferencial de levar a informação no local ideal e na hora certa para os colaboradores. Mas a comunicação por meio do Mural precisa ter planejamento, do contrário será apenas um Quadro de Avisos. E esta é a principal diferença entre eles.

O Jornal Mural é pensado desde sua concepção. O local a ser instalado, a periodicidade da atualização e até o conteúdo a ser abordado fazem parte de um planejamento da Comunicação Interna alinhada à estratégia da empresa. Por exemplo, um Jornal Mural próximo ao refeitório de sua empresa pode abordar temas relacionados aos programas de Qualidade de Vida, Saúde, Higiene Pessoal e até os Benefícios da organização. Desta forma você reforça o tema exatamente no momento em que o colaborador precisa ser relembrado.

A gama de assuntos a serem trabalhados no Jornal Mural é muito extensa, para facilitar a identificação de cada assunto, separe os temas em Editorias e diferencie cada editoria com um design atrativo e dê destaque àquelas mais relevantes. Para o Jornal Mural o design e o posicionamento das mensagens devem sempre ser muito bem planejados.

Já o Quadro de Avisos não apresenta tanto planejamento e as publicações divulgadas muitas vezes são descoladas dos objetivos da empresa e da própria Comunicação Interna. Muitas vezes são dominados por anúncios muito breves e pouco relevantes para o dia-a-dia dos empregados.


SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.