Blog / Saúde Organizacional / Você cuida da saúde organizacional de sua empresa?

Você cuida da saúde organizacional de sua empresa?

Postado em 8/5/2016 8:44:39 AM

 

No dia Nacional da Saúde, é preciso também refletir a respeito da Saúde Organizacional de sua empresa. Alavancas como motivação, engajamento, clareza dos papéis, inovação, entendimento dos ambientes interno e externo a definem. Mas você cuida e monitora os índices de Saúde Organizacional de sua empresa?

Ações de Comunicação Interna podem contribuir diretamente na melhora e sustentação dos índices de Saúde Organizacional. Veja abaixo 5 dicas básicas que a Comunicação Interna pode executar para elevar estes índices:

  1. Faça um diagnóstico: antes de implementar novas campanhas e revolucionar as regras, identifique, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, o nível da Saúde Organizacional. Investigue a respeito da existência e conhecimento da Missão e Valores por exemplo.
  2. Priorize: em cada diagnóstico são identificados diversos problemas a serem atacados. Identifique o mais crítico como prioridade. Aos poucos trabalhe um problema por vez. Quando tudo é prioridade nada é priorizado.
  3. Seja claro: em um processo de transformação, a comunicação precisa ser clara a todos os colaboradores. Garanta que todos, mesmo aqueles que não estejam diretamente envolvidos em algum projeto, tenham conhecimento das mudanças que estão por vir. É importante que todos sintam-se pertencentes a esse momento.
  4. Crie parcerias: toda campanha que envolva transformação organizacional e que contribui com a Saúde Organizacional deve ser construída em parceria com as diversas áreas da empresa. O principal aliado é o departamento de Recursos Humanos. Envolva-o sempre e os efeitos serão melhor percebidos.
  5. Monitore: acompanhe periodicamente os resultados das ações de comunicação pelos índices de Saúde Organizacional. Desta forma será possível identificar as ações mais assertivas e os possíveis ajustes de rota.

Segundo a Mckinsey, empresas com bons índices de Saúde Organizacional, em relação àquelas com índices baixos, apresentam melhores resultados no mercado. Neste mesmo estudo é verificada a relação direta da Saúde Organizacional em indicadores importantes como o EBITDA (clique aqui para saber mais).


SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.