Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a Comunicação Interna, uma parceria que gera resultado
Postado em 6/8/2017 12:18:47 PM
Em um mundo altamente competitivo, entregar um produto ou oferecer um serviço de qualidade já não é mais o grande diferencial. Além de atender às demandas dos clientes e consumidores, as empresas são cada vez mais exigidas a cumprir normas e procedimentos rigorosos em todas as etapas de seus processos de produção, logística e prestação de serviços.
Para assegurar que toda a sua cadeia produtiva atende regras pré-estabelecidas, empresas de diversos tamanhos passaram a aprimorar os seus processos por meio da implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, além disso essa estratégia também possibilita a obtenção de certificações que endossam e reforçam o compromisso da empresa no atendimento dessas normas e procedimentos.
Entre os principais benefícios em se obter uma certificação por meio do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os especialistas, são:
- Aumento da eficiência no trabalho;
- Melhor desempenho operacional e redução de erros e perdas no processo;
- Facilidade em atender de forma consistente às demandas dos clientes;
- Maior motivação e comprometimento dos colaboradores com a qualidade na empresa;
- Maior destaque entre os concorrentes, consolidando a marca no mercado e
- Torna a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.
Para cada segmento há uma certificação específica que aborda detalhes técnicos e exigências determinadas como por exemplo para o ramo alimentício, de tecnologia, saúde, aviação e ambiental. Confira abaixo as principais certificações e os detalhes que as diferenciam.
- ISO 9001: é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade. Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido.
-
ISO 14001 Gestão Ambiental: é uma ferramenta criada para auxiliar a empresa a identificar, priorizar e gerenciar riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.
- OHSAS 18001 Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional: define os requisitos mínimos para melhores práticas em Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.
-
ISO/IEC 20000 Gestão de Serviços de TI: é a primeira norma de qualidade específica, internacional e independente que estabelece requisitos de qualidade para fornecedores do setor de Tecnologia da Informação, aproximando a entrega dos serviços das demandas do negócio e do cliente. Ela é aplicável a qualquer operação de Gestão de Serviços de TI na qual seja necessária uma abordagem consistente de todos os fornecedores da cadeia de fornecimento.
-
ISO/IEC 27001 Gestão de Segurança da Informação: é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da Informação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de Gestão em Qualidade.
- ISO 13485: é uma norma de Sistema de Gestão da Qualidade independente, derivada da internacionalmente reconhecida e aceita ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade. A ISO 13485 adapta o modelo de processos da ISO 9001 para um ambiente regulamentado de fabricação de dispositivos médicos. A ISO 13485 foi escrita para apoiar os fabricantes de dispositivos médicos no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade que estabelece e mantém a efetividade de seus processos. Isto garante a consistência de projeto, desenvolvimento, produção, instalação e entrega de dispositivos médicos seguros em sua proposta.
- Bonsucro: Better Sugarcane Initiative é uma certificação global lançada em julho de 2011 que avalia a sustentabilidade dos produtos fabricados a partir da cana-de-açúcar.
- FSSC 22.000: é a gestão de riscos voltada à Segurança dos Alimentos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos, desenvolvida para os sistemas de gestão de segurança de alimentos para consumo humano e para animais. Além disso, a FSSC 22000 inclui transporte e armazenamento no local se for parte da operação.
O desafio de conquistar uma certificação como as descritas acima não é exclusividade das áreas de Qualidade e Gestão das empresas. No processo de auditoria, as empresas independentes têm como procedimento auditar os documentos que formalizam as normas internas e também acompanham o nível de acesso e conhecimento dos colaboradores em geral sobre as diversas normas e procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Exatamente por isso que algumas certificações como ISO 14001, Bonsucro e FSSC 22.000, por exemplo, exigem em seus documentos processos de Comunicação Interna e auditam, com o mesmo rigor, o departamento de CI e todo o trabalho que é desenvolvido para Informar, Motivar e Conectar os colaboradores às normas e procedimentos desenvolvidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade.
Na auditoria, geralmente, o auditor independente busca avaliar o trabalho efeito pela área de Comunicação Interna nas empresas em disponibilizar, orientar e reforçar as regras, procedimentos e divulgar todas as etapas da preparação e da auditoria efetiva nos mais diversos canais de Comunicação Interna. Algumas auditorias, inclusive, fazem entrevistas aleatórias com os colaboradores para confirmar se todo a informação, compartilhada nos canais de Comunicação Interna, foi totalmente absorvida.
Uma vez bem avaliada na auditoria, a Comunicação Interna além de contribuir no processo de certificação, reforça mais uma vez seu papel estratégico dentro de uma organização. As equipes do Sistema de Gestão da Qualidade e da Comunicação Interna, firmam, portanto, uma parceria que gera resultado para a empresa.
SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?
O SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.
Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.
Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.
Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.
-
Ações de CI
-
Autor Convidado
-
Autores da CI
-
Beabá da Comunicação Interna
-
Campanhas
-
Cases de Comunicação Interna
-
Comunicação Interna
-
Desafios da Comunicação Interna
-
Dia Internacional da Mulher
-
Dia Mundial do Meio Ambiente
-
Dicas de Comunicação
-
Entrevistas ping-pong
-
Eventos
-
Gestão da Comunicação Interna
-
Materiais SimplificaCI
-
Pesquisas internas
-
Sem categoria
-
Tendências
-
Transformação Digital
-
Transformação Digital
Inteligência artificial transforma gestão de comunicação interna
A Simplifica.CI, pioneira no mercado de gestão de canais de comunicação interna, anuncia o lançamento de sua mais recente funci...
-
Ações de CI
Como fazer um planejamento de comunicação interna anual
Você tem dúvidas sobre como fazer um planejamento de comunicação interna para o ano todo? Então este artigo é para você. ...
-
Entrevistas ping-pong
Comunicação interna que gera resultados – Telma Silva
Na entrevista ping-pong deste mês falamos com a Telma Silva, gerente de comunicação interna da Icatu Seguros, sobre como a comu...