Resultados que a Comunicação Interna traz para a empresa
Postado em 7/6/2022 10:21:25 AM
As marcas mais fortes e com reputação positiva priorizam o seu público interno, mantendo-o sempre informado sobre o que acontece no negócio, sobre a estratégia da empresa e sobre o que é esperado das áreas para melhorar os resultados.
Não há como uma empresa funcionar corretamente sem que seu público interno esteja devidamente informado sobre tudo que acontece em seu local de trabalho, mesmo que sejam assuntos referentes à decisões da diretoria, afinal, é por meio da comunicação interna nas empresas que essas informações importantes são repassadas.
10 resultados que a Comunicação Interna pode trazer para as empresas:
1- Transparência e credibilidade:
Segundo a edição de abril de 2014 da Harvard Business Review, para se criar uma cultura de qualidade em determinada empresa, independente do segmento em que atua, um dos fatores levados em conta pelos colaboradores é a credibilidade da mensagem, ou seja, quanto mais respeitável a fonte, mais valorizada a mensagem.
E para dar maior credibilidade às mensagens e proporcionar mais transparência à organização, os canais oficiais são peças-chave.
2- Informação rápida e precisa:
Nada melhor que aproveitar as inúmeras ferramentas para atingir todo o público interno em menos tempo.
Nos canais de comunicação interna a mensagem deve sempre estar alinhada com o posicionamento da empresa. Então, tudo é publicado de forma muito mais precisa.
3- Fortalecimento da cultura da empresa:
Fortalecer a cultura de uma empresa é uma tarefa que exige muita dedicação. Uma comunicação eficiente minimiza inseguranças, traz engajamento e vontade própria para empresa inteira, fortalecendo a cultura organizacional.
4- Conhecimento da organização:
Uma comunicação interna eficiente apresenta aos colaboradores os principais objetivos e desafios da organização. Dessa forma, os colaboradores sabem tudo o que está acontecendo na empresa.
5- Melhora do clima organizacional:
A valorização profissional, a interação com os colegas de equipe, o plano de comunicação interna e as políticas da empresa têm grande impacto no nível de satisfação do público interno.
Uma equipe que se identifica com a organização, que é estimulada a agir de forma cooperativa e manter boas relações interpessoais, faz questão de lutar pelos objetivos propostos e vestir a camisa da empresa.
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6- Pertencimento da equipe:
Informar em primeira mão ao colaborador o posicionamento, as políticas e novidades da organização geram engajamento entre as equipes, e todos se sentem parte integrante do negócio.
7- Redução da taxa de rotatividade:
Quando os empregados sabem que os líderes e gestores se comunicam abertamente com o time, não há motivos internos para que queiram se desligar da organização e procurar outra que os valorize mais.
Por isso, empresas que prezam por uma boa e efetiva comunicação interna tendem a reduzir significativamente a taxa de rotatividade do seu público interno.
8- Integração rápida de novos empregados:
A chegada de novos empregados é a famosa “primeira impressão é a que fica”.
É importante pensar em toda a jornada e experiência do empregado, valorizando oportunidades de integração para que ele possa conhecer e se identificar com os valores da empresa, a cultura organizacional e a rotina de trabalho.
A área de comunicação interna nas empresas atua também de forma a fazer com que novos profissionais se sintam parte do time, adquirindo senso de responsabilidade e motivação para executar suas tarefas.
9- Minimização dos efeitos de crises:
Quanto mais efetiva e dinâmica a comunicação interna, menos impacto negativo haverá em casos de crises.
Se comunicar da maneira correta em uma crise pode ser o grande diferencial entre sair com o mínimo de prejuízo ou a falência total de uma empresa.
10- Aumento da produtividade e dos resultados das equipes:
Empregados com objetivos alinhados entre si, tendem a trabalhar juntos para alcançar o que lhes foi proposto, evitando atrasos por falta de integração.
Isso acontece quando a comunicação interna da empresa é profissional, clara e eficiente.
Melhore os pontos de contato interno da sua empresa, simplificando processos e integrando os canais de comunicação.
Só assim, você terá indicadores para avaliar como esses resultados estão sendo vivenciados na sua empresa.
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