O interesse pelas empresas em promover ações de impacto positivo na região em que estão inseridas tem crescido cada vez mais, possibilitando assim a atuação do Voluntariado Empresarial. Com o objetivo de incentivar, apoiar e reconhecer o envolvimento dos empregados em ações voluntárias, o Programa de Voluntariado Empresarial é um conjunto de atividades planejadas pela empresa e apoiadas por áreas fundamentais para o sucesso do programa como por exemplo os departamentos de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Responsabilidade Social.
Para a Comunicação Interna, o programa de Voluntariado é uma importante estratégia de fortalecimento dos valores organizacionais, criação de uma cultura cidadã e valorização do colaborador, o grande protagonista nas ações voluntárias planejadas.
Grande parte dos programas de Voluntariado surgiu nos anos 2000, muito pelo estímulo do Ano Internacional do Voluntariado promovido pela ONU em 2001, mas a história do voluntariado no país surgiu nas primeiras décadas pós descobrimento com o primeiro núcleo de trabalho voluntário no Brasil com a Fundação da Santa Casa de Misericórdia em 1543, e só veio ganhar força apenas no século passado com a chegada da Cruz Vermelha, criação da APAE, Projeto Rondon, LBA e tantos outros marcos para a ação de voluntariado no país.
Para contribuir e promover parcerias entre as organizações privadas o Brasil conta com o CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial) . Com objetivo de promover o desenvolvimento do voluntariado empresarial o CBVE reúne empresas, confederações, institutos e fundações empresarias de todo país.
Em sua pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil III, realizada em 2012, 62% das empresas com programa de voluntariado são empresas privadas, o setor de serviços demonstra ser o mais atuante representando 57,01%, com destaque para Serviços de Saúde.
Mais de 80% das empresas possuem área responsável pelo Programa de Voluntariado e apenas 43% tem um profissional exclusivo para o programa que estão distribuídos entre as áreas de Responsabilidade Social/Sustentabilidade (58,18%) , Comunicação/Marketing (21,12%) , Instituição ou Fundação vinculada à empresa (16,36%), Recursos Humanos/Departamento Pessoal (10,91%), Administração (3,64%) e Outros (9,09%).
Implementar um programa de Voluntariado Empresarial é complexo e requer esclarecer alguns conceitos importantes. É muito provável que sua empresa já realize, de alguma forma, ações como as descritas abaixo, compreendê-las fortalece a necessidade de desenvolver um programa mais estruturado e com a equipe de Comunicação Interna envolvida mais de perto.
Voluntário é o indivíduo que, movido por uma ética de solidariedade, dedica – sem ser remunerado financeiramente – seu tempo, trabalho e/ou talento para diversas causas de interesse social e comunitário.
Ações assistencialistas pontuais, como doações e auxílio material e financeiro, destinadas ao atendimento de problemas
imediatos de famílias e instituições sociais. A filantropia é considerada uma das primeiras formas de responsabilidade
social corporativa.
Captação e destinação de recursos, bens materiais ou serviços (pro bono) para terceiros. São geralmente associadas a campanhas e ocorrem em situações emergenciais ou em atividades organizadas e realizadas em período pré-determinado, por exemplo a campanha de doação de agasalho no inverno. O doador não é considerado um voluntário; apenas as pessoas que trabalham no planejamento, organização da campanha, captação e entrega dos donativos devem ser contabilizadas como voluntárias.
Conceito segundo o qual as empresas contribuem para gerar impactos positivos na sociedade em que estão inseridas buscando equilíbrio, justiça e equidade. Com base nesse pressuposto, as empresas levam em consideração, além dos próprios interesses, os interesses de empregados, das comunidades em que está inserida, clientes e consumidores, governo e sociedade em geral.
Fonte: CBVE (Conselho Brasileiro do Voluntariado Empresarial)
O indivíduo que atua como voluntário, seja do programa de Voluntariado Empresarial ou em outras iniciativas, assume a posição de protagonista na transformação social e contribui ativamente para mudanças e melhorias na realidade em que está inserido.
Para os colaboradores que participam de Programas de Voluntariado os benefícios são significativos. Além de se expor a uma nova realidade, o voluntário se reconhece como parte integrante de um grupo, amplia suas competências, aumenta sua rede de contatos dentro da empresa, desenvolve habilidades de trabalho em grupo e resolução de problemas e melhora as relações interpessoais pois desta forma os voluntários passam a compartilhar outros objetivos além dos vínculos profissionais.
Para as empresas, os principais benefícios de implementar um Programa de Voluntariado Empresarial são o fortalecimento da marca, melhoria no clima interno, aproxima e melhora suas relações com a comunidade e consolida valores éticos da organização.
Como todo programa, implementá-lo exige bastante reflexão e muito planejamento. Antes de lançar o Programa de Voluntariado aos colaboradores é necessário seguir algumas etapas importantes:
Criar e implementar um Programa de Voluntariado na empresa demanda bastante análise da cultura, clima interno e o contexto em que a empresa e os colaboradores estão inseridos. Fazer esta avaliação crítica enquanto o projeto está em desenvolvimento reduz incoerências e contribui com a criação de programas mais assertivos.
É comum grupos de empregados se unirem para contribuir em causas pontuais como Doação de Sangue, arrecadação de roupas, agasalhos e comida em datas específicas, brinquedos para o Dia das Crianças ou Natal entre outras datas que, por padrão, são marcadas por ações e doações voluntárias. Estes pequenos movimentos voluntários dos colaboradores são importantes indícios de uma cultura que promove a cidadania e portanto um terreno fértil para a implementação de um Programa de Voluntariado Empresarial estruturado.
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