Programa de Voluntariado como estratégia de Comunicação Interna
Postado em 6/11/2019 4:06:44 PM
O interesse pelas empresas em promover ações de impacto positivo na região em que estão inseridas tem crescido cada vez mais, possibilitando assim a atuação do Voluntariado Empresarial. Com o objetivo de incentivar, apoiar e reconhecer o envolvimento dos empregados em ações voluntárias, o Programa de Voluntariado Empresarial é um conjunto de atividades planejadas pela empresa e apoiadas por áreas fundamentais para o sucesso do programa como por exemplo os departamentos de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Responsabilidade Social.
Para a Comunicação Interna, o programa de Voluntariado é uma importante estratégia de fortalecimento dos valores organizacionais, criação de uma cultura cidadã e valorização do colaborador, o grande protagonista nas ações voluntárias planejadas.
O Voluntariado Empresarial no Brasil
Grande parte dos programas de Voluntariado surgiu nos anos 2000, muito pelo estímulo do Ano Internacional do Voluntariado promovido pela ONU em 2001, mas a história do voluntariado no país surgiu nas primeiras décadas pós descobrimento com o primeiro núcleo de trabalho voluntário no Brasil com a Fundação da Santa Casa de Misericórdia em 1543, e só veio ganhar força apenas no século passado com a chegada da Cruz Vermelha, criação da APAE, Projeto Rondon, LBA e tantos outros marcos para a ação de voluntariado no país.
Para contribuir e promover parcerias entre as organizações privadas o Brasil conta com o CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial) . Com objetivo de promover o desenvolvimento do voluntariado empresarial o CBVE reúne empresas, confederações, institutos e fundações empresarias de todo país.
Em sua pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil III, realizada em 2012, 62% das empresas com programa de voluntariado são empresas privadas, o setor de serviços demonstra ser o mais atuante representando 57,01%, com destaque para Serviços de Saúde.
Mais de 80% das empresas possuem área responsável pelo Programa de Voluntariado e apenas 43% tem um profissional exclusivo para o programa que estão distribuídos entre as áreas de Responsabilidade Social/Sustentabilidade (58,18%) , Comunicação/Marketing (21,12%) , Instituição ou Fundação vinculada à empresa (16,36%), Recursos Humanos/Departamento Pessoal (10,91%), Administração (3,64%) e Outros (9,09%).
Conceitos
Implementar um programa de Voluntariado Empresarial é complexo e requer esclarecer alguns conceitos importantes. É muito provável que sua empresa já realize, de alguma forma, ações como as descritas abaixo, compreendê-las fortalece a necessidade de desenvolver um programa mais estruturado e com a equipe de Comunicação Interna envolvida mais de perto.
Voluntário
Voluntário é o indivíduo que, movido por uma ética de solidariedade, dedica – sem ser remunerado financeiramente – seu tempo, trabalho e/ou talento para diversas causas de interesse social e comunitário.
Filantropia
Ações assistencialistas pontuais, como doações e auxílio material e financeiro, destinadas ao atendimento de problemas
imediatos de famílias e instituições sociais. A filantropia é considerada uma das primeiras formas de responsabilidade
social corporativa.
Doação
Captação e destinação de recursos, bens materiais ou serviços (pro bono) para terceiros. São geralmente associadas a campanhas e ocorrem em situações emergenciais ou em atividades organizadas e realizadas em período pré-determinado, por exemplo a campanha de doação de agasalho no inverno. O doador não é considerado um voluntário; apenas as pessoas que trabalham no planejamento, organização da campanha, captação e entrega dos donativos devem ser contabilizadas como voluntárias.
Responsabilidade Social
Conceito segundo o qual as empresas contribuem para gerar impactos positivos na sociedade em que estão inseridas buscando equilíbrio, justiça e equidade. Com base nesse pressuposto, as empresas levam em consideração, além dos próprios interesses, os interesses de empregados, das comunidades em que está inserida, clientes e consumidores, governo e sociedade em geral.
Fonte: CBVE (Conselho Brasileiro do Voluntariado Empresarial)
Benefícios de ter um Programa de Voluntariado Empresarial para sua empresa
O indivíduo que atua como voluntário, seja do programa de Voluntariado Empresarial ou em outras iniciativas, assume a posição de protagonista na transformação social e contribui ativamente para mudanças e melhorias na realidade em que está inserido.
Para os colaboradores que participam de Programas de Voluntariado os benefícios são significativos. Além de se expor a uma nova realidade, o voluntário se reconhece como parte integrante de um grupo, amplia suas competências, aumenta sua rede de contatos dentro da empresa, desenvolve habilidades de trabalho em grupo e resolução de problemas e melhora as relações interpessoais pois desta forma os voluntários passam a compartilhar outros objetivos além dos vínculos profissionais.
Para as empresas, os principais benefícios de implementar um Programa de Voluntariado Empresarial são o fortalecimento da marca, melhoria no clima interno, aproxima e melhora suas relações com a comunidade e consolida valores éticos da organização.
Etapas para criar um Programa de Voluntariado Empresarial
Como todo programa, implementá-lo exige bastante reflexão e muito planejamento. Antes de lançar o Programa de Voluntariado aos colaboradores é necessário seguir algumas etapas importantes:
- Definição do objetivo estratégico: quais são os resultados que a empresa espera com este programa?
- Estruturação do perfil do Programa de Voluntariado:
- Qual causa ou valor o programa estará vinculado?
Serão causas vinculadas ao negócio da empresa, à comunidade local ou causas sociais mais amplas?
Serão os colaboradores a definir o tema da causa a ser trabalhado ou a empresa apresentará o tema já definido? - As atividades com os voluntários serão realizadas no horário de trabalho ou não?
- As ações deverão ser feitas dentro da empresa ou em local externo?
- Qual causa ou valor o programa estará vinculado?
- Quais as contrapartidas da empresa: para se configurar como voluntariado a empresa precisa oferecer alguma contrapartida aos voluntários participantes, por exemplo alimentação, deslocamento e etc.
- Definir a área responsável pelo programa: definir papeis e responsabilidades é fundamental para que o programa tenha um patrocinador e gestor estabelecidos e claros para toda a empresa. Lembre-se de estabelecer parcerias internas e externas para o bom andamento do programa.
- Estruturação do orçamento: haverá orçamento próprio e destinado às ações e campanhas voltadas para o Programa de Voluntariado?
- Mensuração: de que maneira os resultados esperados na “definição do objetivo estratégico” serão avaliados e mensurados?
- Lançamento: ao lançar o Programa de Voluntariado Interno apresente as regras, os objetivos do programa e as formas de fazer a inscrição e participar ativamente das atividades realizadas ao longo do ano.
- Reconhecimento: para manter os participantes motivados e garantir a continuidade do programa é fundamental valorizar a atuação dos voluntários e reconhecê-los com frequência em eventos de confraternização, certificados personalizados, divulgação das ações realizadas nos canais de comunicação interna e destacar os resultados obtidos com o programa para todos os empregados.
Criar e implementar um Programa de Voluntariado na empresa demanda bastante análise da cultura, clima interno e o contexto em que a empresa e os colaboradores estão inseridos. Fazer esta avaliação crítica enquanto o projeto está em desenvolvimento reduz incoerências e contribui com a criação de programas mais assertivos.
É comum grupos de empregados se unirem para contribuir em causas pontuais como Doação de Sangue, arrecadação de roupas, agasalhos e comida em datas específicas, brinquedos para o Dia das Crianças ou Natal entre outras datas que, por padrão, são marcadas por ações e doações voluntárias. Estes pequenos movimentos voluntários dos colaboradores são importantes indícios de uma cultura que promove a cidadania e portanto um terreno fértil para a implementação de um Programa de Voluntariado Empresarial estruturado.
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