Progic adquire Simplifica.CI e reforça liderança no mercado de Comunicação CorporativaClique e saiba mais.
Blog / Gestão da Comunicação Interna / Planejamento de Comunicação Interna: como fazer?

Planejamento de Comunicação Interna: como fazer?

Postado em 5/20/2020 10:09:45 AM

A importância do Planejamento:

Planejamento é a peça chave para o sucesso de uma empresa. É claro que ele não anda sozinho, ele vem acompanhado de organização, ação e pró-atividade. 

Muito planejamento e pouca ação ou muita ação e nenhum planejamento, não te levam a lugar algum. É necessário um equilíbrio entre ambos. Planejamento e Ação devem caminhar juntos.

Benefícios:

Quando o planejamento é posto em prática, pode trazer benefícios como: 

Aumento da produtividade: a falta de direcionamento afeta diretamente o rendimento do profissional, já que ele não sabe direito para onde deve direcionar o seu foco.

Otimização de tempo: com organização e planejamento fica mais fácil cumprir as tarefas rotineiras e otimizar o tempo gasto nelas a fim de focar na execução das ações planejadas que necessitam de uma dedicação maior 

Qualidade de vida laboral: Quando você cumpre as tarefas planejadas, sua rotina de trabalho se torna menos desgastante e estressante. 

Por que fazer um planejamento de comunicação interna?

Fazer e seguir um planejamento de comunicação interna facilitará a compreensão dos objetivos da empresa por parte dos colaboradores e, assim, todos vão colaborar para a empresa alcançá-los.

Baixar Calendário da Comunicação Interna

Como fazer um planejamento de comunicação interna:

Para te ajudar a criar e organizar as ações de Comunicação Interna durante o ano, a SimplificaCI criou o Canvas da CI, em parceria com a Otimifica, e a Planilha de Planejamento da CI. Por meio deles você constrói um plano tático a partir das personas a serem trabalhadas e operacionaliza um Planejamento de Comunicação Interna de forma assertiva, estratégica e rápida para facilitar a execução das ações.

Com o Canvas você entende e define o emissor, o receptor, as frases de destaque, o código, os canais, a frequência, a mensagem-chave, o contexto das mensagens aos empregados e, por fim, analisa as métricas geradas por elas.  

Já com a Planilha você entende sobre a empresa, define ou relembra qual é a missão, a visão e os valores, quais são os objetivos estratégicos, qual é o objetivo da comunicação interna, qual é o orçamento, qual é a quantidade de funcionários que a empresa tem, depois passa para o planejamento das ações,  a execução delas e, por fim, analisa os indicadores de processo.

Para fazer o download do Canvas da CI e do ebook que o acompanha, clique aqui.

Já para fazer o download da Planilha, clique neste link.