Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A campanha visa não só disseminar dados preventivos para ressaltar a importância de cuidar da saúde, mas também lutar por direitos como atendimento médico e suporte emocional, a fim de garantir um tratamento de qualidade.
Durante o mês de outubro, várias instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam.
Iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção, pois, nos estágios iniciais, a doença é assintomática e tem mais chances de cura.
As empresas que aderem às campanhas como o Outubro Rosa, demonstram sua preocupação e zelo pela saúde do público interno.
Além disso há uma orgânica valorização da marca empregadora entre os funcionários e isso se estende à sociedade que acaba percebendo o compromisso, a responsabilidade e a humanização envolvidos na ação.
É fundamental que as áreas de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Saúde e Medicina do Trabalho estejam juntas para promover uma campanha de prevenção contra o câncer, com divulgação de informações e indicação de meios oficiais, como por exemplo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).
O INCA é um órgão do Ministério da Saúde responsável por apoiar as ações nacionais para a prevenção e o controle do câncer no Brasil promovendo pesquisa, ensino, assistência, prevenção e vigilância do câncer e gestão da rede de atenção oncológica.
Lembre-se de divulgar que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece exame de mamografia gratuito para todas as idades, conforme indicação médica.
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Sem categoria
Tendências
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna ágil e transparente – Case Grupo Cene
O Grupo Cene foi fundado em 1986 pela presidente Sueli Noronha Kaiser e conta com várias empresas, não só do segmento da saúde,...
Stakeholders
Stakeholders: o caminho para decisões estratégicas
Todo ano fico de olho no tema da carta do Larry Fink, envia aos CEOs e presidentes das empresas investidas pelo seu fundo Black...
Tendências
A essencialidade da Comunicação com Empregados
Os empregados são parte estruturante das organizações. Eles são essenciais para todas as organizações, independentemente do tam...