Blog / Campanhas / Outubro Rosa: Como se posicionar na data

Outubro Rosa: Como se posicionar na data

Postado em 9/22/2021 10:45:37 AM

O que é o Outubro Rosa e por que foi criado?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha visa não só disseminar dados preventivos para ressaltar a importância de cuidar da saúde, mas também lutar por direitos como atendimento médico e suporte emocional, a fim de garantir um tratamento de qualidade.

Durante o mês de outubro, várias instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam.

Iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção, pois, nos estágios iniciais, a doença é assintomática e tem mais chances de cura. 

Baixe nosso ebook gratuito Como se posicionar no Outubro Rosa

A saúde dos colaboradores e o papel da liderança

As empresas que aderem às campanhas como o Outubro Rosa, demonstram sua preocupação e zelo pela saúde do público interno. 

Além disso há uma orgânica valorização da marca empregadora entre os funcionários e isso se estende à sociedade que acaba percebendo o compromisso, a responsabilidade e a humanização envolvidos na ação.

A quem recorrer?

É fundamental que as áreas de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Saúde e Medicina do Trabalho estejam juntas para promover uma campanha de prevenção contra o câncer, com divulgação de informações e indicação de meios oficiais, como por exemplo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

O INCA é um órgão do Ministério da Saúde responsável por apoiar as ações nacionais para a prevenção e o controle do câncer no Brasil promovendo pesquisa, ensino, assistência, prevenção e vigilância do câncer e gestão da rede de atenção oncológica.

Lembre-se de divulgar que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece exame de mamografia gratuito para todas as idades, conforme indicação médica.

Comece agora a simplificar a Comunicação Interna da sua empresa.

FALE COM UM CONSULTOR