Blog / Campanhas / Novembro Azul – Como se posicionar

Novembro Azul – Como se posicionar

Postado em 10/19/2021 9:08:23 AM

O que é o Novembro Azul e por que foi criado?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Os principais objetivos do Novembro Azul são:

  • alertar sobre a necessidade de prevenir e realizar diagnóstico do câncer de próstata, um dos cânceres mais comuns no mundo que tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos;
  • conscientizar sobre a necessidade de cuidados especiais com a saúde do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, como a hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e a saúde mental.

Geralmente a campanha se realiza pautada em ações que buscam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar. 

Clique aqui e baixe o ebook Como se posicionar no Novembro Azul + 5 templates de TV Corporativa

A saúde dos colaboradores e o papel da liderança

As empresas que aderem às campanhas como o Novembro Azul, demonstram sua preocupação e zelo pela saúde do público interno. 

Além disso há uma orgânica valorização da marca empregadora entre os funcionários e isso se estende à sociedade que acaba percebendo o compromisso, a responsabilidade e a humanização envolvidos na ação.

A liderança pode incentivar os empregados a tomarem algumas atitudes essenciais para prevenir doenças e garantir saúde e bem-estar, tais como:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;
  • Evitar o sobrepeso e a obesidade;
  • Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade);
  • Manter um comportamento sexual seguro;
  • Participar de atividade culturais e esportivas;
  • Realizar atividades ao ar livre, como caminhadas;
  • Relacionar-se com pessoas agradáveis, como amigos e familiares.

A quem recorrer?

É fundamental que as áreas de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Saúde e Medicina do Trabalho estejam juntas para promover uma campanha de prevenção contra o câncer, com divulgação de informações e indicação de meios oficiais, como por exemplo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) que é um órgão do Ministério da Saúde responsável por apoiar as ações nacionais para a prevenção e o controle do câncer no Brasil promovendo pesquisa, ensino, assistência, prevenção e vigilância do câncer e gestão da rede de atenção oncológica.

Lembre-se de divulgar que, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tanto o tratamento, quanto o controle e a prevenção da doença são feitos gratuitamente.

Comece agora a simplificar a Comunicação Interna da sua empresa.

FALE COM UM CONSULTOR