Novembro Azul – Como se posicionar
Postado em 10/19/2021 9:08:23 AM
O que é o Novembro Azul e por que foi criado?
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Os principais objetivos do Novembro Azul são:
- alertar sobre a necessidade de prevenir e realizar diagnóstico do câncer de próstata, um dos cânceres mais comuns no mundo que tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos;
- conscientizar sobre a necessidade de cuidados especiais com a saúde do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, como a hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e a saúde mental.
Geralmente a campanha se realiza pautada em ações que buscam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar.
Clique aqui e baixe o ebook Como se posicionar no Novembro Azul + 5 templates de TV Corporativa
A saúde dos colaboradores e o papel da liderança
As empresas que aderem às campanhas como o Novembro Azul, demonstram sua preocupação e zelo pela saúde do público interno.
Além disso há uma orgânica valorização da marca empregadora entre os funcionários e isso se estende à sociedade que acaba percebendo o compromisso, a responsabilidade e a humanização envolvidos na ação.
A liderança pode incentivar os empregados a tomarem algumas atitudes essenciais para prevenir doenças e garantir saúde e bem-estar, tais como:
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar atividades físicas;
- Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;
- Evitar o sobrepeso e a obesidade;
- Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade);
- Manter um comportamento sexual seguro;
- Participar de atividade culturais e esportivas;
- Realizar atividades ao ar livre, como caminhadas;
- Relacionar-se com pessoas agradáveis, como amigos e familiares.
A quem recorrer?
É fundamental que as áreas de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Saúde e Medicina do Trabalho estejam juntas para promover uma campanha de prevenção contra o câncer, com divulgação de informações e indicação de meios oficiais, como por exemplo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) que é um órgão do Ministério da Saúde responsável por apoiar as ações nacionais para a prevenção e o controle do câncer no Brasil promovendo pesquisa, ensino, assistência, prevenção e vigilância do câncer e gestão da rede de atenção oncológica.
Lembre-se de divulgar que, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tanto o tratamento, quanto o controle e a prevenção da doença são feitos gratuitamente.
-
Ações de CI
-
Autor Convidado
-
Autores da CI
-
Beabá da Comunicação Interna
-
Campanhas
-
Cases de Comunicação Interna
-
Comunicação Interna
-
Desafios da Comunicação Interna
-
Dia Internacional da Mulher
-
Dia Mundial do Meio Ambiente
-
Dicas de Comunicação
-
Entrevistas ping-pong
-
Eventos
-
Gestão da Comunicação Interna
-
Materiais SimplificaCI
-
Pesquisas internas
-
Sem categoria
-
Tendências
-
Transformação Digital
-
Transformação Digital
Inteligência artificial transforma gestão de comunicação interna
A Simplifica.CI, pioneira no mercado de gestão de canais de comunicação interna, anuncia o lançamento de sua mais recente funci...
-
Ações de CI
Como fazer um planejamento de comunicação interna anual
Você tem dúvidas sobre como fazer um planejamento de comunicação interna para o ano todo? Então este artigo é para você. ...
-
Entrevistas ping-pong
Comunicação interna que gera resultados – Telma Silva
Na entrevista ping-pong deste mês falamos com a Telma Silva, gerente de comunicação interna da Icatu Seguros, sobre como a comu...