Blog / Dicas de Comunicação / Memória empresarial | A importância da história na construção do futuro de sua empresa

Memória empresarial | A importância da história na construção do futuro de sua empresa

Postado em 9/5/2018 9:04:36 AM

É muito comum os profissionais de Comunicação Interna debaterem sobre este tema em datas e celebrações marcantes como aniversários “redondos” da empresa ou grandes conquistas e resultados alcançados.

Para festejar com os empregados e até familiares, festas, alguns materiais e publicações como revista, vídeos e brindes são desenvolvidos pela equipe de Endomarketing e Recursos Humanos. Mas, apesar de marcar a data, algumas ações pontuais não mantém vivos na memória da gestão atual os princípios que nortearam a fundação da organização.

Exatamente por isso algumas empresas têm investido cada vez mais em projetos de memória empresarial que, diferente das ações de Comunicação Interna, é um trabalho que permanece vivo e também passa a fazer parte da estrutura de Relações Públicas e Comunicação das organizações.

Muito além da produção de um livro institucional, um projeto de Memória Empresarial é formado por um intenso trabalho de pesquisa e gestão de documentos e informações. Para desenvolver um projeto sólido de resgate e preservação da memória institucional, é fundamental contar com profissionais capacitados que podem fazer parte de uma equipe multidisciplinar formada principalmente por historiadores e arquivistas.

Entre os produtos que podem resultar deste trabalho estão livros, sites, filmes até programas mais complexos como a implementação de um centro de documentação e memória ou um espaço institucional para exposição e visitação dos seus empregados e da comunidade.

Um projeto de memória empresarial é a construção de um ativo de sua organização e antes de dar início em um investimento tão importante é fundamental que a equipe de Comunicação Interna avalie de que forma irá incorporar este trabalho na sua rotina. É um legado que contribuirá na construção de um futuro sólido e de respeito às histórias da empresa.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.