Progic adquire Simplifica.CI e reforça liderança no mercado de Comunicação CorporativaClique e saiba mais.
Blog / Comunicação Interna / Maturidade da Comunicação Interna | Você sabe em que nível sua empresa está?

Maturidade da Comunicação Interna | Você sabe em que nível sua empresa está?

Postado em 8/22/2017 8:41:40 AM

A pressão sobre os ombros da Comunicação Interna tem aumentado muito. Com objetivos cada vez mais desafiadores, o profissional de CI, para poder contribuir efetivamente com os planos da companhia, precisa compreender o nível de maturidade em que está inserido.

É muito comum profissionais receberem demandas como:

– Aumentar engajamento;
– Reduzir custos;
– Melhorar os canais de Comunicação Interna ou
– Elevar o nível da qualidade da Comunicação da Liderança e etc.

Para cada uma dessas demandas, o padrão é de sugerir ações, campanhas ou revisões em processos já existentes e, muitas vezes, os resultados podem ser aquém do esperado e até gerar uma grande frustração. Para esse problema são muitas as razões e a principal está relacionada com a maturidade da Comunicação Interna da empresa.

Na cultura organizacional não existe uma verdade, existe uma realidade única para cada empresa e, a Comunicação Interna, inserida neste contexto, acompanha o grau de maturidade da organização. Segundo Cynthia Provedel há três norteadores que definem a matriz de maturidade, veja abaixo como identificar o contexto em que a Comunicação Interna de sua empresa está inserido:

Aspectos operacionais:

É o primeiro estágio de Maturidade da Comunicação Interna e todas as empresas passam, em algum momento, por essa etapa. Fundamentalmente operacional, esse aspecto está mais distante dos processos de tomada de decisão. Segundo Cynthia Provedel, os aspectos operacionais podem ser diferenciados em 5 graus. Em que o primeiro grau se caracteriza por uma CI bastante reativa às demandas e pela ausência de planejamento. Já o grau mais elevado desse aspecto caracteriza-se por um espaço mais dedicado à Comunicação de Liderança, contudo ainda permanece distante dos processos de tomada de decisão da empresa.

Aspectos estratégicos: 

Nesse nível de maturidade a área de Comunicação Interna passa a estar mais envolvida com os processos estratégicos e passam a incluir, em sua rotina de trabalho, um planejamento mais alinhado às demandas reais da organização. O menor grau nesse estágio de maturidade, conforme apresentado por Cynthia Provedel, ainda está descolocado dos processos de tomada de decisão da empresa, mas contribui, de forma indireta, com a entrega de alguns produtos de comunicação.

O grau mais elevado, o grau 5, insere o profissional de Comunicação Interna diretamente no processo de tomada de decisão da companhia por sua credibilidade e capacidade em observar as reais necessidades da companhia. Os canais de comunicação interna deixam de ser o grande foco de suas estratégias, valorizando assim a relação interpessoal e a comunicação informal.

Aspectos políticos:

Os aspectos políticos representam o mais alto nível de maturidade da Comunicação Interna dentro de uma organização. Vale ressaltar que maturidade não está diretamente vinculada ao tamanho da empresa ou número de colaboradores, a maturidade se constrói com as pessoas que compõe a cultura da companhia.

Porém, mesmo nesse patamar de maturidade é possível segmentar em 5 graus. De acordo com Cynthia Provedel, o nível mais elevado coloca o profissional diretamente no board da companhia assumindo o papel de direcionar as tomadas de decisão e interferir nos processos da empresa devido ao seu alto grau de conhecimento do negócio.


Uma vez identificado o nível de maturidade em que sua empresa está inserida cabe ao profissional traçar uma estratégia para avançar um nível e conquistar, aos poucos, mais legitimidade e espaço junto à estratégia da companhia. Entender a maturidade da empresa pode contribuir na análise da pesquisa “Tendências da Comunicação Interna em 2017”, mais de 170 profissionais apontaram quais os principais desafios que pretendem enfrentar, clique no botão abaixo e saiba mais.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.