Com a pandemia do Novo Coronavírus muitas empresas adaptaram sua comunicação com os empregados tornando-a, quase que na totalidade, uma Comunicação Digital.
Da noite pro dia, todas as estratégias tiveram de ser repensadas em formato, conteúdo, contexto e objetivos.
Com essa transformação digital compulsória e em tempo recorde, novas soluções, antes nunca pensadas, foram desenvolvidas pelas equipes de Comunicação Interna, RH, TI e todo mundo que estivesse disponível no momento.
Foi um verdadeiro movimento de trabalho em equipe para disponibilizar computador, acesso remoto aos sistemas da empresa, organização de eventos online e até Café com o Presidente já está acontecendo em formato digital.
Os profissionais de Comunicação Interna, meus amigos e colegas que tanto troco experiências e angústias, deram um verdadeiro show de resiliência, agilidade e criatividade nesse processo de adaptação recorde. Meus parabéns, sei que não está sendo fácil!
Agora que, aparentemente, “normalizamos” a comunicação digital à distância, tenho percebido um movimento forte para a inclusão de mais um canal de Comunicação Digital adaptado, o Instagram.
E aqui compartilho os dois cenários possíveis:
1- Perfil com conta privada: neste perfil limitado para seguidores com validação antecipada pelo gestor da conta, o responsável pela Comunicação Interna compartilha ações, divulga notícias e publica os conteúdos no Feed e Stories.
2- Perfil com conta aberta: já este formato permite que empregados e qualquer outra pessoa com conta no Instagram possa seguir a página, visualizar os conteúdos e interagir com as publicações. Aqui também há espaço para BOTs em geral.
Longe de dizer se esta estratégia funciona ou não, aqui quero trazer uma reflexão sobre o perfil dessa rede social dentro de uma estratégia de Comunicação com os empregados, por isso separei em oportunidades e fraquezas:
E aqui detalho o que eu considero as duas principais fraquezas de usar o Instagram para a Comunicação com os Empregados:
Seu empregado te seguir no Instagram não garante que o conteúdo será entregue para ele no momento que sua empresa precisa.
Será que vale a pena abraçar mais um canal dentro de um composto já bastante robusto de canais de Comunicação digital com os empregados?
Hoje já usamos canais como E-mail, Rede Social, Aplicativo Mobile, Aplicativo Desktop, Intranet, Reuniões e Eventos Online, Whatsapp, Podcast, Slack e por aí vai….
Vale também lembrar que, o Canal é apenas uma das estratégias no Modelo de Gestão da Comunicação com os Empregados apresentado pela Rozália Dal Gaudio e Paulo Henrique Soares no livro “Sem megafone, com Smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados”.
Atualmente nós, profissionais de Comunicação Interna, já lidamos com múltiplas estratégias, gerenciamento de campanhas, ações internas e gestão de múltiplos canais.
É hora de buscarmos pela simplicidade na estratégia, no conteúdo e em toda a gestão de indicadores e dos canais. Já dizia o arquiteto alemão naturalizado norte-americano Ludwig Mies van der Rohe: “Menos é mais!”
Por: Mary Gabriela, Head de Customer Success e Especialista em Comunicação Interna
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