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Comunicação interna que gera resultados – Telma Silva

Postado em 12/5/2022 9:55:52 AM

Telma Silva

Na entrevista ping-pong deste mês falamos com a Telma Silva, gerente de comunicação interna da Icatu Seguros, sobre como a comunicação interna gera resultados para as empresas, confira:

Simplifica.CI – O que é preciso para engajar o público interno nos canais de comunicação?

Telma Silva – Ser relevante para o público é o principal. Na guerra pela atenção das pessoas, ninguém se conecta com aquilo que não lhe interessa só porque está postado em um canal interno. Ser relevante é ter impacto para as pessoas, no trabalho ou fora dele, ser atual e verdadeiro. Às vezes isso implica trabalhar o conteúdo para trazer um foco mais próximo de quem vai ler. Em segundo lugar, acredito que o acesso, estar onde as pessoas estão, também tenha impacto grande no engajamento. Aqui na Icatu nosso canal de maior engajamento com os colaboradores é o Instagram interno, porque é um espaço que as pessoas já frequentam habitualmente.

Simplifica.CI – Qual o segredo para a área de comunicação interna se tornar estratégica?

Telma Silva – Entendo que a Comunicação Interna como uma facilitadora do diálogo entre empresa e colaboradores. Temos que estar atentos e conectados com os objetivos da empresa e a cultura que nos permite chegar lá. Além disso, precisamos entender o que as pessoas sentem, pensam, temos que ouvi-los constantemente. O segredo para que isso funcione bem é utilizar as ações de CI – canais, campanhas, eventos etc – para apoiar a construção de uma cultura que apoia o propósito da organização. Tudo tem que estar alinhado e somando para a estratégia.

Simplifica.CI – Como os profissionais de comunicação podem driblar a falta de recursos e conquistar mais investimentos?

Telma Silva – Posso falar com a minha experiência dos últimos anos. Temos um orçamento enxuto, mas nunca pensei nisso como um freio para projetos estratégicos. Se entendo que algo é importante para a empresa, planejo junto com o time: pesquisa, defesa, planejamento, orçamento. As oportunidades aparecem e quero que nos encontrem prontas para implementar. Já executamos mais de um projeto sem ter nem um real no orçamento dedicado a eles.

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Simplifica.CI – O que é preciso para o profissional de comunicação transformar o gestor em líder comunicador?

Telma Silva – O líder precisa entender que comunicar-se com a equipe é parte do seu papel e ter os skills para isso desenvolvidos – empatia, escuta ativa, por exemplo. Depois, precisamos ajudá-lo com o compartilhamento de conteúdos que facilitem sua conversa. Minha experiência diz que boa parte dos líderes não sabem o que pode ser dito e o que é importante compartilhar com o time. A área de CI pode apoiar entregando conteúdos prontos pro compartilhamento ou sinalizando o que deve ser dito sobre temas mais estratégicos. Em breve, vamos implementar aqui comunicados específicos para os líderes e cada um vem com o objetivo sinalizado: para seu conhecimento, para compartilhar, confidencial.

Simplifica.CI – De que forma o público interno contribui para a construção de uma reputação forte da marca e por que isso é importante?

Telma Silva – O público interno entrega a promessa de marca que a gente vende para o mercado. Hoje já se defende que a boa experiência do cliente começa na experiência do empregado, porque ninguém consegue oferecer aquilo que não recebe. É na cultura interna – crenças, valores, práticas – que a gente dá consistência aos nossos produtos e serviços. Não adianta eu dizer que meus processos são éticos, se eu tenho pessoas dispostas a “darem um jeitinho”.

Na Icatu, por exemplo, que vende soluções de proteção para pessoas (seguro de vida, previdência e capitalização) é fundamental que a gente cuide também dos colaboradores. Eles têm à disposição um amplo pacote de bem-estar com o objetivo de “cuidar de quem cuida”, incluindo várias soluções que entregamos também para o mercado em condições especiais. Com essa experiência, acreditamos que eles estarão mais preparados para atender clientes e parceiros.

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Simplifica.CI – Qual o papel dos canais de comunicação na comunicação interna, considerando o novo contexto do trabalho?

Telma Silva – O novo contexto de trabalho é diverso de tudo aquilo que a gente aprendeu e varia de empresa para empresa. Mais do que nunca precisamos estar atentos ao público e à estratégia para atuar decisivamente na construção da cultura. Estamos todos aprendendo e sem o auxílio das melhores práticas. Sei que o óbvio seria dizer que somos ainda mais relevantes na medida em que as pessoas estão fisicamente distantes e sem o dia a dia para fazer a costura do alinhamento. Mas e daí? O caminho é fazer com que elas queiram estar próximas fisicamente ou carregar os canais digitais com conteúdo?

Na Icatu somos relacionais, gostamos do olho no olho, estamos no escritório a maior parte dos dias da semana. Além do que já era feito anteriormente, é importante criar ações que valorizem a presença física.

Simplifica.CI – Na sua opinião, quais serão as possíveis tendências para a área de comunicação interna no próximo ano?

Telma Silva – Ser cada vez mais colaborativa. O caminho leva para uma comunicação 4.0 com uso de redes sociais e líderes como um público prioritário. Ainda temos as estratégias de gamificação e a descentralização da produção de conteúdo.

Simplifica.CI – Quais foram as lições mais valiosas que você aprendeu na sua jornada profissional?

Telma Silva – Tenho 3 lições que destacaria. A primeira é que planejamento é fundamental, mas flexibilidade é mandatório. Não podemos apenas apagar incêndios. De tempos em tempos, é importante olhar o mercado, estudar tendências, tecnologias, inovações, ao mesmo tempo que ver para aonde o negócio em que estamos inseridos está indo e se perguntar como CI pode contribuir. Mas o plano deve ser revisitado o tempo todo e atualizado com base na experiência que estamos proporcionando aos funcionários.

Outra lição é que não fazemos nada sozinhos. Devemos investir em conhecer pessoas, ouvir muito, criar redes de relacionamento, colaborar com outras disciplinas. Isso exige andar por aí e olhas as pessoas nos olhos

A terceira é que precisamos investir na nossa saúde sempre. Em todos os seus aspectos – físico, emocional, financeiro. Cuidar da gente e de quem está conosco em cada jornada é imprescindível.

Simplifica.CI – Qual conselho você daria para novos profissionais de comunicação interna?

Telma Silva – Estudem, estudem, estudem sem parar. Nunca terminem o ano com os mesmos conhecimentos do início, invistam na sua evolução.