Progic adquire Simplifica.CI e reforça liderança no mercado de Comunicação CorporativaClique e saiba mais.
Blog / Engajamento interno / Engajamento interno: tudo o que você precisa saber

Engajamento interno: tudo o que você precisa saber

Postado em 7/6/2022 10:20:28 AM

engajamento interno

Engajamento interno é fundamental para a sua empresa e para a sociedade. 

A comunicação interna aumenta o conhecimento sobre os temas relevantes e ajuda a criar sinergia de propósitos do público interno e da empresa conquistando sua confiança. 

Para alcançar o engajamento interno é preciso:

  • ter a melhor estratégia de comunicação interna 
  • fazer uma curadoria de conteúdos em Comunicação Interna
  • criar editorias para organizar os conteúdos
  • definir a frequência do compartilhamento de conteúdos;
  • selecionar a abordagem mais adequada para o seu público interno
  • utilizar storytelling para entregar valor à estratégia
  • ser autêntico na hora de criar conteúdos

Veja como transformamos a Comunicação Interna da 3ª maior estrutura de Home Care do Brasil

Como ter a melhor estratégia de comunicação interna 

O primeiro passo é realizar um bom diagnóstico com escuta ativa da Comunicação Interna e definir os objetivos da área. Feito isso, é hora de definir as melhores iniciativas em um planejamento estruturado e pôr em prática.

Como fazer uma curadoria de conteúdos em Comunicação Interna?

Selecione temas relevantes para o seu público-interno. Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas, análise de indicadores de comunicados das ações anteriores, demandas da empresa etc. 

Com a plataforma da Simplifica.CI, você descobre quais são os temas de maior interesse do seu público-interno.

Como criar editorias para organizar os conteúdos

Editorias são subdivisões temáticas de canais de comunicação. Por meio delas fica mais fácil o público-interno entender as mensagens e você pode organizar melhor os temas.

Para criar editorias, não há uma regra específica, você precisa analisar e selecionar categorias relevantes que respondam a estratégia da sua empresa.

[Ebook] Comunicação Interna e Engajamento: Tudo o que você precisa saber

Como definir a frequência do compartilhamento de conteúdos

Toda a estratégia se completa com a curadoria do conteúdo, criação das editorias para segmentar os comunicados internos e o mais importante: a frequência de envio.

Por um acaso, você já presenciou o Jornal de Notícias da TV esperar aprovação de matéria para sair no horário definido? 

A frequência do compartilhamento de conteúdos depende da realidade e da necessidade de cada empresa. Depois de estabelecida a frequência, organize o processo, oriente as áreas e garanta o cumprimento dos prazos. 

Como selecionar a abordagem mais adequada para o seu público interno

A escolha da abordagem e tom da mensagem é extremamente relevante para uma comunicação interna eficaz. O objetivo de cada comunicado é entregar a mensagem-chave e isso não acontece se o empregado não compreende o que foi escrito. 

É fundamental conhecer o perfil do seu público-interno e definir a forma com a qual a empresa pretende se posicionar. Uma boa dica é usar a referência do posicionamento de marca e valores da empresa. Isso te auxiliará a escolher o melhor tom da mensagem para gerar mais engajamento interno.

Como utilizar storytelling para entregar valor à estratégia

As empresas que adotam o storytelling criam e consolidam uma boa imagem no imaginário social e automaticamente despertam o interesse pela sua marca.

Você pode criar o storytelling em formato de texto e disponibilizá-lo em sua newsletter ou no site da empresa, ou em formato de vídeo e disponibilizá-lo na TV Corporativa, no App Mobile e nas redes sociais. 

Como ser autêntico na hora de criar conteúdos

Uma marca autêntica tem um propósito e uma personalidade coerentes com a forma como ela se apresenta ao mercado. Além disso elas aumentam a sua credibilidade, constroem uma personalidade única e aumentam o valor da marca.

O mais importante é transmitir a personalidade em cada conteúdo de uma forma humanizada e original. Utilize histórias reais, personagens, resultados da empresa que expressem os valores sendo vivenciados.

No nosso ebook você encontra tudo o que precisa saber sobre engajamento interno, com exemplos práticos e aplicáveis para a sua empresa. Faça o download clicando aqui.