É hora de contratar um profissional de CI? Saiba como e quando!
Postado em 5/16/2017 9:30:55 AM
É comum as empresas, que estão em um processo acelerado de crescimento, notar a necessidade de ter um processo de Comunicação Interna bem estabelecido. Se você já faz parte de uma organização que tem esse departamento bem estruturado, clique aqui e confira um texto que vai ajudar a estruturar melhor o planejamento de Comunicação Interna.
Mas se a sua empresa está no momento de investir em Comunicação Interna, esse post é fundamental para trazer mais segurança e confiança nos passos que você vai precisar dar.
Antes de qualquer investimento é necessário fazer alguns questionamentos com relação à cultura da empresa, ao orçamento disponível e ao planejamento estratégico da organização. Feito isso, é hora de avaliar as possibilidades de alavancar a Comunicação Interna.
Será que é a hora de investir em novos canais ou o momento é de ter uma pessoa dedicada exclusivamente para a Comunicação Interna?
Investir em novos Canais de Comunicação Interna:
Se sua resposta foi aumentar os canais que já utiliza, é importante você ter clareza da forma como cada comunicado, desde o mais simples, precisa ser elaborado. Neste post aqui explicamos cada passo a ser seguido.
Verifique a quantidade dos canais e tente levantar o nível de satisfação e o volume de informação que você pretende circular na empresa.
Pesquisas apontam que os empregados estão 75% mais aptos a consumir conteúdo da empresa em vídeo do que apenas ler textos. Veja aqui as vantagens de utilizar o vídeo como estratégia de Comunicação Interna.
Saber quais canais são mais coerentes para a realidade da sua empresa, faz com que o seu investimento seja mais assertivo. Além do e-mail, quadro de avisos, intranet e TV Corporativa, está em forte ascensão o uso de canais digitais mais individualizados, como por exemplo o aplicativo para celular. Entre as vantagens estão a melhor segmentação e facilidade de levantar indicadores e observar os resultados das campanhas de Comunicação Interna.
Analise se para a sua empresa, com a demanda de trabalho que tem hoje e o orçamento disponível, quais dos canais merecem mais atenção nesse momento de investimento.
Nesse caso, menos é mais!
Profissional dedicado à Comunicação Interna:
Mas, se você compreende que os canais existentes são o suficiente e que o momento é de ter um especialista no assunto, então é a hora de dedicar um profissional da sua equipe para isso ou então contratar um novo empregado para ser responsável pela Comunicação Interna na empresa. Veja a seguir nossas dicas, criadas em parceria com Elaine Morita, psicóloga e especialista em Recrutamento e Seleção da Polis RH e saiba como selecionar esse profissional:
1. Saiba qual o perfil que melhor se encaixa na realidade da organização
Em processos seletivos, é comum as empresas se preocuparem mais com o processo de análise e seleção de profissionais, do que com as etapas anteriores. Contudo, a definição do perfil é o passo mais importante de todo processo. Traçar um perfil adequado exige um olhar para dentro da organização, pensar na cultura da empresa e no que melhor se encaixa no seu momento, nos seus desafios e na sua estratégia de negócios.
É comum, ao se buscar definir um perfil, as pessoas começarem falando de características comportamentais, geralmente pensando no que não deu certo em tentativas anteriores. É como tentar cercar todas as possibilidades para que, desta vez, a coisa ande. Mas é preciso olhar para as contratações com uma visão de negócios. Quais são os desafios que espera enfrentar na Comunicação? Que competências acredita que são necessárias para trazer soluções frente a estes desafios? Quais serão os pontos críticos, que se não forem superados, podem trazer riscos para a sua empresa?
Olhando para os seus riscos e desafios, que tipo de profissional você precisa trazer para dentro da sua equipe, que fará a diferença e fará valer o seu investimento?
2. Conhecimentos básicos de um profissional de Comunicação Interna
Ao identificar o perfil que melhor se encaixa na sua equipe/organização, é fundamental determinar que tipo de conhecimento técnico e habilidades esse profissional precisa ter para atender às demandas reais da empresa.
Entre as formações mais comuns nessa função estão Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Letras e Psicologia. Verifique se a experiência anterior, atrelada à formação, faz sentido para o momento da sua empresa. Na experiência vale avaliar desde trabalhos feitos na universidade como iniciação científica, trabalho de conclusão de curso ou estágio supervisionado.
A experiência exigida deve estar diretamente atrelada ao nível da vaga, ou seja, é importante buscar um profissional com uma experiência alinhada às responsabilidades do cargo oferecido.
3.O que você procura e o que pode esperar deste profissional
Depois de entendido o perfil que busca, é preciso dimensionar o papel que o profissional de comunicação terá dentro da organização. Não adianta fazer o melhor processo seletivo, captar e escolher o melhor profissional, se o seu papel ficar limitado à operacionalização da Comunicação Interna.
É possível, e necessário, aproveitar a área de comunicação de forma muito mais ampla, vista realmente como uma área estratégica.
Quanto mais envolvida no negócio, inserida na cultura e empoderada estiver a comunicação interna, maior será sua contribuição para os resultados que se espera.
Fazer com que cada pessoa na empresa seja um embaixador da marca, e se sinta integrado de forma mais holística, é um dos grandes papeis que este profissional pode desempenhar com maestria quando houver espaço para tal.
4.Desconstruindo tudo que você sabe
Paralax é um fenômeno da física que significa desconstrução. É preciso dar espaço para o novo entrar. E isso implica em quebra de paradigmas, o que não é uma missão fácil. É preciso desafiar, empoderar, criticar e assumir que as coisas, da forma como estão, não estão funcionando bem. Na sociedade o erro, por costume, não é encarado como aprendizagem ou experiência. Errar é feio, é contrário ao que é bom. Contudo, para mudar é necessário desafiar o que já existe, é desconstruir.
A base de toda comunicação está na forma como você pensa e percebe o mundo. Portanto, embora possa parecer simples melhorar a comunicação na empresa, é preciso entender que existe um iceberg muito mais profundo, implicado naquilo expressado na superfície da fala e expressão (verbal, escrita, dita ou não dita).
Por isso é tão importante o cuidado na forma de passar uma informação. Estudar e analisar a repercussão, a melhor ferramenta para cada público, a linguagem adequada e quem deve informar.
Esteja com tudo isso em mente no momento da contratação, o perfil do profissional de Comunicação Interna é complexo e exige do profissional uma visão mais holística e estratégica.
Uma comunicação mais eficaz e estratégica
Para atingir um bom nível de comunicação é necessário um trabalho árduo e constante. Estar o tempo todo conectado à empresa, à concorrência, ao mercado e a todas as variantes externas e internas, que influenciam na percepção das pessoas e no resultado dos negócios.
Saber com mais precisão o que, como, quando e porquê comunicar possibilita à empresa adotar melhores estratégias para ser mais efetiva.
Contar com uma área de comunicação pode facilitar muito este caminho.
Em momentos onde olhar para o capital humano é questão de sobrevivência, melhorar a comunicação interna na empresa pode ser um grande diferencial competitivo.
No mínimo, algo a se pensar. Boa sorte nesse momento de crescimento da Comunicação Interna.
SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?
O SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.
Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.
Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.
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