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Conheça os pilares da Comunicação Interna | Informar, Motivar e Conectar

Postado em 9/28/2016 11:44:35 AM

A Comunicação Interna nas empresas possuí diversas metas, desafios e grandes objetivos. Mas qual ou quais são os pilares que movem as atividades planejadas pelo departamento de Comunicação Interna nas organizações?

Toda informação é válida e relevante, mas será que é de interesse dos empregados ou da empresa que ela seja divulgada nesse momento?

O profissional responsável pela Comunicação Interna deve fazer essas questões antes de desenhar o planejamento de Comunicação. É fundamental que as atividades e ações planejadas estejam alinhadas aos seguintes tópicos:

  • a estratégia da companhia;
  • o orçamento da empresa;
  • o clima organizacional;
  • a equipe disponível para executar as ações;
  • a maturidade da empresa em receber a informação e por fim;
  • o cenário político e econômico do país, sim é preciso entender do ambiente externo para alinhar à estratégia da organização;

O profissional de comunicação interna deve, antes de tudo, entender sobre o negócio em que a empresa atua.

Uma vez definida a ação e o projeto a serem desenvolvidos, cabe ao responsável pela Comunicação Interna definir quais deles serão responsáveis por atender aos três pilares da CI – Informar, Motivar e Conectar. Veja abaixo o significado para a SimplificaCI do IMC (Informar, Motivar e Conectar):

  1. Informar:  esse pilar é importante, é por meio dele que a Comunicação Interna torna comum os dados e informações relevantes da empresa. Contudo, uma organização que foca suas ações apenas neste pilar apresenta um clima desfavorável para o diálogo, é preciso encontrar o equilíbrio com os demais pilares.
  2. Motivar: a Comunicação Interna tem a responsabilidade de elevar a moral e motivar os empregados.  Porém para atingir esse objetivo é fundamental que a CI colabore na construção de sentido, ou seja, ela deve ajudar a dar razão no trabalho exercido e nas metas a serem atingidas. Para isso é importante que o funcionário perceba que faz parte do processo de construção das metas e do processo de comunicação da empresa. Envolver durante os processos de tomada de decisão e estimular o pensamento crítico e inovador fortalecem o 2º pilar “Motivar”.
  3. Conectar: estabelecer uma conexão da empresa com os empregados é o maior desafio da Comunicação Interna. Contudo, para atingir esse objetivo é necessário que a CI colabore na construção desse elo, ou seja, aproxime e crie um ambiente favorável ao diálogo constante entre empresa e empregado. Quando o funcionário percebe que suas atividades trarão resultados para a empresa e que aquilo é coerente aos seus valores e fazem sentido, ele está conectado. Estratégia da companhia, transparência em momentos de crise, responsabilização da empresa, comunicar a missão, a visão e os valores da organização são exemplos de ações de Comunicação Interna alinhadas ao 3º pilar “Conectar”.

Buscar o equilíbrio entre os três pilares é a missão da Comunicação Interna.  Ao construir um conteúdo em nossa plataforma você será orientado e pode acompanhar as métricas que informam em qual dos pilares você deve focar no momento. Dessa forma você analisa, em tempo real, o cenário da Comunicação Interna de sua empresa.


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