Você certamente já ouviu falar sobre Diversidade e Inclusão nas organizações, o tema está em alta, principalmente em função das exigências cada vez maiores de investidores, consumidores e da sociedade em geral com relação a boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
Sabemos que Diversidade e Inclusão são importantes para a empresa, não só por ser a coisa certa a se fazer, mas porque promove um ambiente de trabalho saudável, atrai talentos e também traz resultados financeiros.
Ok, mas isso é coisa do RH, né? O que a Comunicação Interna tem a ver com isso?
A comunicação interna é fundamental na Inclusão, o esforço de ter funcionários diversos é em vão se não possibilitarmos o envolvimento e desenvolvimento deles.
Como dizem: “diversidade é chamar para a festa e inclusão é chamar para dançar”. Nosso papel é esse, chamar para dançar e por nossa intenção para que isso aconteça diariamente.
Trouxe algumas ações para preparar a CI para inclusão:
Promova treinamento sobre vieses inconscientes para a equipe de comunicação. Como vamos comunicar se desconhecemos o universo, se vivemos em uma sociedade onde o preconceito é estrutural e muitas vezes nem percebemos que ele existe em nós.
É básico, mas precisa ser dito. Pense no seu público interno: Você tem deficientes visuais em seu time e faz seu email marketing em imagem sem descrição?
Muito importante: textos, fotos, áudios, vídeos e eventos precisam ser acessíveis, com descrição, interprete de libras e legendas.
Participe dos comitês de diversidade da empresa, se sua empresa não tem, crie um. Converse com esses grupos e pergunte se a comunicação está chegando e como é a melhor forma de comunicar para eles.
E mais importante traga diversidade para comunicação, contrate pessoas diversas, que tragam para a equipe esse olhar.
Represente a diversidade dos públicos, com imagens que fujam dos padrões, não somos todos brancos, jovens, homens, magros… por que seu flyer só tem pessoas assim?
Tente usar uma linguagem representativa e inclusiva, evite termos ofensivos ou que reproduzem estereótipos.
Existem diversas cartilhas de linguagem inclusiva, sugiro esta do ANDRÉ FISCHER:
Aproveite as datas para ressaltar o compromisso da organização com a diversidade. Veja aqui o calendário da diversidade.
Mostre sempre os benefícios da diversidade.
Por mais chocante que pareça em um levantamento, realizado pela United Minds em parceria com a KRC Research, que ouviu mais de 1.500 colaboradores de empresas do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, apontou que 34% dos funcionários, bem como 39% dos líderes, acreditam que iniciativas de Diversidade, e inclusão são uma perda de tempo organizacional, esforço e dinheiro.
O dado compreende respondentes majoritariamente brancos e homens. A comunicação interna é muito importante para mostrar para todos a importância da inclusão.
Piadas, discriminação, tratamento injusto, assédio moral e sexual não podem ser aceitos e os empregados devem estar seguros que podem denunciar.
Faça campanhas explicando como os canais de denúncia funcionam e divulgue periodicamente o tratamento dado para denúncias recebidas.
O que a gente não mede a gente não pode gerenciar.
Além de pesquisa sobre a comunicação interna e sobre como ela está chegando para todos os públicos, os dados das pesquisas em geral devem poder ser estratificados.
Por exemplo, se você pergunta para os homens: “Você acha que as mulheres têm oportunidades iguais aqui na nossa empresa?” será que a resposta vai ser a mesma se você perguntar para as mulheres?
Essas foram minhas sugestões. Fazer da empresa um lugar respeitoso e inclusivo precisa partir da gestão (em todos os níveis) e de várias áreas estratégicas junto com a Comunicação Interna, não é simplesmente assinar compromissos/pactos ou redigir políticas.
É preciso ter o propósito de incluir e valorizar todas as pessoas, não importando sua raça, sexo, religião, faixa etária ou orientação sexual, e isso é mudança de cultura organizacional, não é fácil, mas sua empresa, e todos nós, só temos a ganhar.
A pandemia do ESG-washing e sua letalidade
Diversidade e inclusão devem estar na cultura organizacional
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases de Comunicação Interna
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Entrevistas ping-pong
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Pesquisas internas
Sem categoria
Tendências
Sem categoria
Comunicação interna que produz sentido – Suzel Figueiredo
Simplifica.CI – Quais os principais aprendizados na sua jornada com a comunicação corporativa? Suzel Figueiredo – Pergunt...
Entrevistas ping-pong
Comunicação humanizada e estratégica – Claudia Cezaro
Simplifica.CI – Quais os principais aprendizados na sua jornada com a comunicação corporativa? Claudia Cezaro Zanuso – Em...
Dicas de Comunicação
Orçamento para comunicação interna: como conquistar
“Todo profissional de comunicação se sente exausto, antes mesmo de iniciar a previsão do orçamento e do levantamento de recurso...