Inovação segundo o dicionário é a ação ou efeito de inovar, aquilo que é novo, coisa nova, uma novidade.
Inovar e propor maneiras diferentes de conseguir resultados ainda melhores é uma realidade em diversos processos em uma empresa. Fábricas buscam incansavelmente métodos e procedimentos mais modernos e que tragam mais eficiência para os seus processos. Franquias inovam na formatação de seus negócios e trazem maneiras inovadoras de atender e fidelizar seus clientes. E, até os profissionais liberais fornecem serviços que antes jamais seriam imaginados com uma qualidade, rapidez e eficiência nunca esperadas.
A inovação tem o poder de modificar toda uma indústria, são as inovações radicais. A exemplo da roda que transformou toda a humanidade e estabeleceu novos padrões, não só no transporte como também contribuiu com a transformação das aglomerações humanas e revolucionou toda uma sociedade.
Inovações radicais são mais complexas e não acontecem a todo o momento. Contudo, é possível trazer pequenas e importantes mudanças no dia-a-dia, são as inovações incrementais. A inovação incremental pode ser observada em alterações feitas nos processos que têm como consequências, por exemplo, o aumento da eficiência, redução de custos, economia de energia e tempo e, em geral, têm a capacidade de otimizar ainda mais o trabalho.
O responsável pela Comunicação Interna nas empresas tem a marca da inovação em seu DNA. A cada nova campanha, planejamento estratégico, evento, rituais e até nos comunicados diários ele se vê obrigado a trazer novas maneiras de engajar os colaboradores, de garantir a retenção da mensagem e, principalmente, de atender as demandas de seus clientes internos com as mais variadas exigências.
Mas, inovar em CI é mais do que entregar um trabalho inovador, é possível e necessário trazer a inovação nos dolorosos processos operacionais de Comunicação Interna.
Ao programar e ter a possibilidade de criar antecipadamente comunicados a serem enviados com frequência por e-mail, por exemplo, o gestor de CI passa a ter mais tempo livre para dedicar-se às demandas mais urgentes e importantes na organização. Assim, conteúdos relevantes, muito frequentes e de grande volume como Aniversariantes, Campanhas Sazonais, Anúncios Periódicos e Informativos de Segurança/Qualidade/Processos passarão a ter uma operação de distribuição e entrega nos canais de uma forma mais simples, organizada e de maior confiabilidade.
Poder acompanhar os indicadores dos seus processos como confirmação de envio e recebimento, taxa de visualização, hábitos de leitura, soma dos cliques nas pesquisas e abertura dos arquivos anexados também são alternativas que podem revolucionar a maneira de como a Comunicação Interna comprova o seu papel estratégico na organização e apresenta o grande volume de atividades planejadas e realizadas durante o ano todo para a alta direção.
O dia-a-dia das áreas de Comunicação Interna nas empresas é muito dinâmico e a inovação é a principal alavanca para que o setor assuma cadeiras ainda mais estratégicas dentro da companhia.
E você, como traz a inovação no dia-a-dia da Comunicação Interna? Compartilhe conosco as estratégias que utiliza para entregar resultados ainda melhores.
O SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.
Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.
Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Sem categoria
Tendências
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna ágil e transparente – Case Grupo Cene
O Grupo Cene foi fundado em 1986 pela presidente Sueli Noronha Kaiser e conta com várias empresas, não só do segmento da saúde,...
Stakeholders
Stakeholders: o caminho para decisões estratégicas
Todo ano fico de olho no tema da carta do Larry Fink, envia aos CEOs e presidentes das empresas investidas pelo seu fundo Black...
Tendências
A essencialidade da Comunicação com Empregados
Os empregados são parte estruturante das organizações. Eles são essenciais para todas as organizações, independentemente do tam...