Todo profissional de comunicação sabe que o orçamento é curto para fazer tudo o que precisa ser feito, por isso é desafiador convencer a liderança a investir em Comunicação Interna.
Todo ano é o mesmo dilema: novos projetos não avançam, o recurso das áreas não contempla iniciativas de melhoria para a comunicação interna e o chefe sempre pede para reduzir o orçamento.
Compartilhamos um ótimo argumento para você usar nessa missão: a principal premissa e defesa da área de comunicação é que todo investimento voltado para o público interno reflete externamente, seja na forma como a empresa é percebida no mercado – sua imagem e reputação – seja na própria qualidade dos produtos e serviços.
Na prática, já não existe separação entre público interno ou externo. O empregado também é comunidade, cliente, acionista.
Mais do que nunca a comunicação com ele precisa do mesmo cuidado que a comunicação com qualquer outro público.
Muitas crises são geradas por ruídos internos e com isso, a empresa perde dinheiro, imagem e reputação.
Sabendo disso, o profissional de comunicação precisa estruturar sua defesa de orçamento apontando os principais resultados e avanços da área, comprovando que o dinheiro investido está tendo retorno.
Para convencer a liderança a investir em comunicação interna, você precisa mostrar a ela o planejamento, os objetivos estratégicos da área de comunicação, as metas a serem alcançadas no ano e quais os projetos irão sustentar esses resultados.
Feito isso, é hora de colocar os recursos necessários para chegar lá: custos com fornecedores; projetos; pessoas e projetos.
Na “Pesquisa Tendências em Comunicação Interna 2022” divulgada pela ABERJE e Ação Integrada, a comunicação interna passou a ser ainda mais valorizada pelos presidentes das empresas, com índice de favorabilidade acima dos 80%.
Além disso, a pesquisa aponta que estabelecer indicadores para as ações de comunicação interna em 2022 é prioridade para as empresas (57%) e com isso, os orçamentos foram mantidos (52%) ou aumentaram (31%).
Uma comprovação de que a área tem sido valorizada mas é preciso um dever de casa importante: planejar e apresentar resultados.
Outro fator relevante é garantir que os objetivos da área estejam fortemente ligados aos objetivos estratégicos do negócio.
Compartilhamos então, 3 argumentos para você convencer a alta liderança a investir cada vez mais na área de comunicação interna:
Converse com seu líder e apresente como o conteúdo planejado pela área de comunicação é útil e relevante para o fortalecimento da estratégia da empresa.
Demonstre que os projetos e recursos pleiteados estão alinhados com o planejamento estratégico e que você acompanhará os resultados e a contribuição efetiva da comunicação.
Investindo nos projetos de comunicação e em canais internos digitais, será possível mensurar o retorno de ganhos para a empresa; o quanto a liderança conquista maior engajamento com seu time melhor informado e como a cultura da empresa é fortalecida nesse processo.
Acreditamos no seu potencial como profissional estratégico e temos certeza que você vai convencer a liderança e conquistar orçamento para o próximo ano.
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases de Comunicação Interna
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Entrevistas ping-pong
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Pesquisas internas
Sem categoria
Tendências
Sem categoria
Comunicação interna que produz sentido – Suzel Figueiredo
Simplifica.CI – Quais os principais aprendizados na sua jornada com a comunicação corporativa? Suzel Figueiredo – Pergunt...
Entrevistas ping-pong
Comunicação humanizada e estratégica – Claudia Cezaro
Simplifica.CI – Quais os principais aprendizados na sua jornada com a comunicação corporativa? Claudia Cezaro Zanuso – Em...
Dicas de Comunicação
Orçamento para comunicação interna: como conquistar
“Todo profissional de comunicação se sente exausto, antes mesmo de iniciar a previsão do orçamento e do levantamento de recurso...