Blog / Cases de Comunicação Interna / Case Cozimax | Solidariedade e inclusão na Comunicação Interna

Case Cozimax | Solidariedade e inclusão na Comunicação Interna

Postado em 6/29/2020 2:24:19 PM

saiba como a Cozimax, manteve suas ações de Comunicação com seus empregados durante o distanciamento social

Instalada em um importante centro moveleiro do Estado de São Paulo, a Cozimax Móveis tem investido cada vez mais na Comunicação com os Empregados. Fundada em 1998,  a Cozimax Móveis produz gabinetes para cozinha, banheiro e lavanderia em aço e madeira. Situada na cidade de Mirassol, a Cozimax está presente nas casas de todo o Brasil.

A forma Cozimax de se Comunicar

São mais de 400 colaboradores que atuam na fábrica na cidade de Mirassol. Por meio da gestão de múltiplos canais digitais – Simplifica TV e o Simplifica Mobile, a Comunicação Interna possui um mix de canais offline para ações específicas, dentre elas um programa estruturado de integração de novos colaboradores, treinamento e capacitação, programa de visitas para a comunidade, estudantes e profissionais do mercado, eventos internos e ações com as famílias dos empregados, além do programa de caixas de sugestões e Whatsapp para assuntos definidos em política interna.  

Toda a comunicação interna é realizada por uma equipe que tem como responsável a área de Marketing e suporte e validação das áreas de Recursos Humanos. Além de contribuir com as ações das equipes Comerciais, o planejamento de Comunicação com os Empregados também contempla projetos de Segurança, Responsabilidade Social e programas de Qualidade de Vida. 

Comunicação com os empregados durante a Pandemia: 

Desafios

Assim como grande parte das indústrias, a Cozimax Móveis também teve que adaptar sua rotina de trabalho e os seus processos de Comunicação Interna. Entre os principais desafios enfrentados pela equipe de Comunicação Interna estão:

  1. Alto volume de demandas de trabalho: além de comunicar o que já era de rotina dos empregados, informações externas, orientações médicas e dicas em gerais passaram a fazer parte da estratégia de conteúdo nos canais digitais, principalmente o Simplifica Mobile
  2. Replanejamento das ações para o restante do ano: eventos e todas as ações presenciais foram interrompidas, porém muitas delas puderam ser adaptadas, dentre elas as práticas de atividade física.
  3. Parada temporária nas ações presenciais: eventos, programas de visitas e de integração Soluções

Além de reforçar as informações sobre os protocolos e orientações de trabalho da Empresa, a Cozimax incluiu em sua nova estratégia de conteúdo informações externas para orientar seus colaboradores e tranquilizá-los compartilhando dicas de atividades físicas e atividades extra curriculares grátis, como cursos e capacitação disponíveis nas mais diversas plataformas de educação. 

Segundo a pesquisa Trust Barometer da Edelman de abril de 2020, 92% dos brasileiros esperam que as empresas sejam fontes confiáveis de notícias. E 89% esperam que sejam compartilhadas soluções e dicas que ajudam a todos a enfrentarem os desafios impostos pela Pandemia da Covid-19. 

Resultados

E foi assim que a Cozimax deu sequência a um de seus diferenciais, mesmo em meio às dificuldades do distanciamento social. Por meio do GAN (Grupo de Apoio aos Necessitados), os colaboradores da Cozimax se reuniram para levantar fundos e arrecadar mantimentos para assistir 300 famílias da comunidade de Mirassol, totalizando uma doação de 11 toneladas de alimentos somente no mês de maio. 

Toda a campanha de incentivo e a divulgação dos resultados obtidos com a ação de solidariedade foram centralizadas no aplicativo mobile – Portal Cozimax.. 

“A solidariedade é um valor fundamental para nós. Hoje, mais do que nunca, a Cozimax precisa, juntos de seus colaboradores, ajudar a quem mais necessita nestes momentos tão difíceis que as comunidades vulneráveis estão enfrentando”, acrescenta Janice Fares, Diretora de Recursos Humanos.

Além de compartilhar os reportes frequentes por meio de comunicados com fotos e relatórios, a Cozimax também está atenta à Comunicação Não Violenta e inclusiva. Por meio de vídeos com tradução simultânea em Libras, os colaboradores PCDs que hoje representam 3% da empresa, também permanecem conectados aos valores organizacionais e próximos de seus colegas, mesmo que em um momento de isolamento e distanciamento social por meio do aplicativo mobile da SimplificaCI.

“A solidariedade e a inclusão, valores que estão no nosso DNA há mais de 20 anos, foram e têm sido os maiores diferenciais durante o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus”, reforça Jaime Fares, Diretor Geral da Cozimax Móveis. 

Para saber mais sobre como ajudar e conhecer os projetos da Cozimax clique aqui. 

Resultados e Benefícios do uso da SimplificaCI na Cozimax Móveis

Utilizando a plataforma da SimplificaCI, toda a gestão dos múltiplos canais de Comunicação Interna é feita em um único sistema. Com a atualização automática, realizada por meio de sincronização aos sistemas de pessoas da Cozimax, todo novo colaborador, ao ser registrado na empresa, já têm acesso liberado aos informativos e campanhas de Comunicação Interna diretamente na palma de sua mão. 

Por meio de segmentação de conteúdo, a Cozimax possui 80 grupos para entrega de mensagens dirigidas como por exemplo aos líderes, motoristas, equipe de vendas e equipes da fábrica.  O Portal Cozimax, no Simplifica Mobile, apresenta uma das maiores taxas de adesão e engajamento do aplicativo, no mês de maio registraram adesão de 88% de todos os colaboradores e apresentaram uma taxa de engajamento de 75%.

 

A TV Corporativa complementa as ações e reforça orientações de segurança, campanhas internas, ações sociais e atualizações de protocolo de retomada gradual. 

Como já tínhamos o hábito da comunicação pelo Simplifica Mobile, o Portal Cozimax, a adaptação da nossa comunicação foi mais simples. Uma pequena parte da equipe apenas segue trabalhando em Home Office e por isso seguimos as estratégias de comunicação com todos os canais do nosso portfólio, mas reforçamos e priorizamos a utilização do Simplifica Mobile de maneira mais intensa e temos tido ótimos resultados, dentre eles mais agilidade na divulgação de informações importantes e proximidade da empresa com os nossos colaboradores”, afirma Fernanda Santos, responsável pela Comunicação Interna na Cozimax