Inspirado na metodologia Lean, o Canvas da Comunicação Interna nasceu de uma parceria entre a SimplificaCI e a Otimifica. Muito utilizado em negócios digitais, o Business Model Canvas, criado por Alex Osterwalder, até então não possuía uma versão dedicada ao planejamento de Comunicação. Diante desse cenário, a Otimifica, fundadora da metodologia Inbund PR, lançou o Canvas da Comunicação. Entretanto esta versão está mais focada no marketing digital e a Comunicação Interna, com essa nova parceria firmada conosco, ganha uma versão exclusiva para efetuar o planejamento com a persona mais importante em uma organização: os empregados.
Lançado em meio a um dos maiores desafios que as organizações já haviam enfrentado, a crise do Novo Coronavírus, o Canvas da Comunicação Interna posiciona os colaboradores como protagonistas no processo de Comunicação e contribui na elaboração de um planejamento mais estruturado com métricas e resultados claros.
Com o fortalecimento da comunicação com os empregados em uma nova estrutura de trabalho por meio do trabalho remoto, a Comunicação Interna torna-se responsável por garantir o alinhamento estratégico, compartilhamento das decisões, orientações de trabalho e até para humanizar as relações de trabalho neste novo normal que se estabelece.
De acordo com a pesquisa Trust Barometer de 2020 da Edelman, 92% dos brasileiros esperam que as organizações, ou seja, a empresa em que eu trabalho, seja fonte oficial de informações, fortalecendo a confiança entre o empregado e a sua empresa. Desta maneira, a Comunicação Interna ganha total visibilidade e se posiciona num patamar mais relevante e estratégico sendo assim responsável por Informar, Motivar e Conectar seus empregados.
Para assistir à live completa de lançamento e acompanhar o debate sobre Comunicação Interna entre Otimifica e SimplificaCI clique aqui.
Com o diagnóstico em mãos e a clareza dos objetivos da organização, é o momento do profissional de comunicação com os empregados desmembrar esses objetivos em seu planejamento tático e em seguida no operacional.
É neste momento que o Canvas da Comunicação Interna deve ser acessado. É por meio dele que o plano tático será construído a partir das personas a serem trabalhadas nos processo de Comunicação com os empregados.
As personas, dentro de uma estrutura organizacional devem ser definidas a partir de três grupos, pelo menos, são eles: liderança, equipe da operação e área administrativa. A realidade de sua empresa ajudará você a identificar os contextos e detalhar os aspectos de sua persona. Cada persona deverá ter um Canvas de Comunicação Interna a ser trabalhado.
Nesta etapa do planejamento, as personas, ou seja, os empregados ou os receptores, são o ponto inicial de seu planejamento. Entender como se comportam, quais os anseios, a forma que se comunicam e as necessidades comunicacionais dos colaboradores é parte fundamental no momento de definir seu planejamento tático. Para saber mais como efetuar este planejamento e entender cada item do Canvas da Comunicação Interna acesse o nosso Ebook em parceria com a Otimifica aqui.
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Sem categoria
Tendências
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna ágil e transparente – Case Grupo Cene
O Grupo Cene foi fundado em 1986 pela presidente Sueli Noronha Kaiser e conta com várias empresas, não só do segmento da saúde,...
Stakeholders
Stakeholders: o caminho para decisões estratégicas
Todo ano fico de olho no tema da carta do Larry Fink, envia aos CEOs e presidentes das empresas investidas pelo seu fundo Black...
Tendências
A essencialidade da Comunicação com Empregados
Os empregados são parte estruturante das organizações. Eles são essenciais para todas as organizações, independentemente do tam...