A Teksid é um dos maiores grupos de fundição de autopeças do mundo. Especializada na fundição e usinagem de fundidos de ferro e alumínio, o grupo possui fábricas localizadas no Brasil, México, Itália, Portugal, Polônia e também na China.
No Brasil há duas plantas industriais localizadas em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Somente nestas duas unidades, o grupo conta com mais de 3500 funcionários, sendo que 80% dos colaboradores estão concentrados nas áreas operacionais.
Para uma comunicação acessível a todos os colaboradores, a Teksid conta com uma estratégia de múltiplos canais de Comunicação Interna.
O grupo Teksid no Brasil possui uma estratégia de uso de múltiplos canais que são segmentados pelo público e também pelo conteúdo divulgado. Antes mesmo da pandemia já utilizavam os canais abaixo:
“A Comunicação Interna na Teksid sempre atuou de forma estratégica para alinhar os objetivos do negócio e os interesses dos colaboradores”, afirma Pollyane Bastos, Coordenadora de Comunicação. Com a pandemia, todos os canais internos foram revisados a fim de fortalecer ainda mais a confiabilidade e a relevância das informações divulgadas.
Durante o período mais crítico de contágio da doença em Minas Gerais toda a fábrica interrompeu suas atividades e, para manter os empregados conectados, os canais digitais, principalmente o aplicativo Teksid Play, tornou-se a principal fonte transparente e ágil de comunicação, sendo o elo das pessoas com a empresa.
Durante a parada da fábrica o desafio maior foi manter os empregados conectados à empresa.
Após início da retomada do trabalho nas fábricas, o maior desafio de comunicação foi a conscientização da nova forma de trabalhar e também a mudança de comportamento no ambiente de trabalho, como o distanciamento e os protocolos de higienização.
Um comitê de trabalho multidisciplinar formado pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Saúde, Engenharia de Segurança do Trabalho e Comitê Diretivo construiu dois projetos importantes:
Em ambos os projetos o papel da liderança foi essencial para a comunicação e adesão do novo protocolo por meio de um dos valores fundamentais da Teksid, a Liderança pelo Exemplo.
Com uma estratégia de comunicação focada no Teksid Play, durante o período da pandemia, a Taxa de Adesão atingiu o maior resultado da história da SimplificaCI, 98% de todos os colaboradores da empresa instalaram o aplicativo e 90% usa com recorrência semanal o Teksid Play para acompanhar diversos conteúdos.
Atingir estes indicadores é resultado de um trabalho de longo prazo, com foco em conteúdo relevante para os empregados. Com o planejamento e segmentação adequada das mensagens-chave, a equipe de Comunicação da Teksid, gerencia diversas estratégias para manter o engajamento dos empregados em todos os canais. Compartilhando desde o cardápio do restaurante, rotinas administrativas, auditorias, certificações e, agora no contexto da pandemia, orientações para prevenção, cuidados e fatos e mitos a serem explicados.
Desta forma, a empresa assume o papel de ser fonte confiável de informações verdadeiras, entregues de forma rápida e transparente para todos os colaboradores. “Ficou muito claro que a Comunicação Interna é estratégica para o negócio, sobretudo em momentos difíceis”, afirma Kamilla Kris M. A. Ventura, Analista de Comunicação da Teksid.
A Teksid já está em trabalho de padronização de sua estratégia de comunicação para as demais unidades de negócio no mundo. Os colaboradores do México já utilizam o Teksid Play e em breve, os empregados de Portugal e Polônia terão acesso à estratégia de comunicação digital da empresa. Todo o trabalho é desenvolvido e gerenciado pela equipe de Comunicação da Teksid no Brasil.
Ações de CI
Autor Convidado
Autores da CI
Beabá da Comunicação Interna
Campanhas
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna
Desafios da Comunicação Interna
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dicas de Comunicação
Eventos
Gestão da Comunicação Interna
Materiais SimplificaCI
Sem categoria
Tendências
Cases SimplificaCI
Comunicação Interna ágil e transparente – Case Grupo Cene
O Grupo Cene foi fundado em 1986 pela presidente Sueli Noronha Kaiser e conta com várias empresas, não só do segmento da saúde,...
Stakeholders
Stakeholders: o caminho para decisões estratégicas
Todo ano fico de olho no tema da carta do Larry Fink, envia aos CEOs e presidentes das empresas investidas pelo seu fundo Black...
Tendências
A essencialidade da Comunicação com Empregados
Os empregados são parte estruturante das organizações. Eles são essenciais para todas as organizações, independentemente do tam...