Blog / Dicas de Comunicação / 6 Rituais de Passagem para a Comunicação Interna planejar

6 Rituais de Passagem para a Comunicação Interna planejar

Postado em 4/7/2017 8:57:11 AM

Segundo pesquisador Gazi Islam, do Insper, a forma como as organizações cuidam dos rituais de passagem diz muito sobre elas. Em análise das estruturas das relações interpessoais nas empresas, Gazi identificou, entre os ritos, simbolismos que representam a forma como a organização lida com o fim de um ciclo e o início de uma nova fase.

Os ritos são muito frequentes na vida das pessoas, a 1ª Comunhão, o trote na faculdade, a formatura, o casamento e até o funeral são exemplos muito fortes que marcam o fechamento de uma etapa da vida. Gazi reforça que as grandes mudanças são melhor assimiladas na figura de um ritual de passagem.

Dentro das organizações há um constante processo de passagem para novas etapas, contudo pouca atenção é dada na construção e formalização de um ritual que feche um ciclo e prepara o empregado e a empresa para a próxima fase.

A Comunicação Interna, nesse sentido, tem grande atuação na formulação dos ritos. A  maneira como a empresa lida com esses rituais vai dar o tom da cultura organizacional e o departamento de Comunicação Interna, como o guardião e responsável por disseminar essa cultura, tem muita responsabilidade. 

Segundo pesquisas, os três primeiros meses são fundamentais para o novo empregado decidir se permanece ou não na empresa. Para encantar o colaborador e garantir a retenção desde o primeiro dia de trabalho, algumas ações podem ser construídas como:

  1. Integração: Apresentação formal sobre regras, normas e procedimentos básicos da empresa. A integração pode ser feita em vídeo ou uma palestra. Para garantir que a informação será bem absorvida, entregue um material impresso para consulta.
    A maneira como a equipe recebe o novo colega também é muito importante nesse processo de integração. Para que o encantamento permaneça é importante que o novo funcionário encontre uma equipe disponível para ensinar e acompanhá-lo durante o dia no novo trabalho.
  2. Efetivação: para celebrar essa conquista, é possível encaminhar uma mensagem para o e-mail do colaborador, anunciar a efetivação na TV Corporativa e até deixar algum brinde oficial da empresa na estação de trabalho do empregado efetivado. Esse é um momento que o transforma, oficialmente, em um colaborador da empresa.
  3. Promoção: por meio de recrutamento interno ou evolução no plano de carreira, a promoção é uma importante conquista do empregado. Para celebrar suas novas responsabilidades um e-mail simbólico e um anúncio para toda a empresa coloca, em destaque, a nova fase profissional do funcionário. Um brinde como uma taça de champanhe ou almoço especial com a nova equipe são exemplos práticos e simples que marcam essa conquista.
  4. Tempo de casa: celebrar o tempo de casa é reconhecer o papel do empregado na construção da marca da empresa. Organize um evento e reúna todos os colaboradores e seus familiares com 1, 5, 10 15, 20, 25, 30 ou mais anos de empresa. Envolva a família, isso amplia o agradecimento para pessoas importantes do cotidiano do empregado. Quando a verba não for o suficiente para um evento, uma alternativa interessante é dar um brinde personalizado com o tempo de casa e uma mensagem do Presidente, isso pode dar um efeito positivo também.
  5. Aniversário da Empresa: a organização também deve celebrar suas conquistas por meio de ritos de passagem. Eventos anuais que festejam o aniversário da empresa, valorizam a história da marca. Datas importantes e marcantes como 10, 20, 30 anos e por aí vai, merecem uma atenção ainda mais especial. Além da festa, convide as pessoas que ajudaram a manter a empresa no mercado por tanto tempo: os empregados. Eles são os protagonistas de todas as conquistas da organização e como tal merecem esse reconhecimento.
  6. Demissão ou rito de degradação: esse rito é o que tem menos atenção nas empresas, mas é tão importante quanto os demais. A forma como o empregado sai da empresa pode contribuir muito no processo de aceitação e superação dessa fase difícil. O incômodo já existe e nada que for feito poderá diminuí-lo, o importante é tratá-lo com respeito. Antes do funcionário sair é importante o RH fazer uma breve entrevista de desligamento, demissão ou pedido de demissão devem ser tratadas da mesma forma. No caso da demissão, um pacote de apoio à recolocação é fundamental: uma carta de recomendação, indicação para head hunters e uma orientação financeira com certeza contribuirão para tornar esse momento difícil o menos traumático possível.

E você, que rituais de passagem considera importante na empresa e que ação já realizou? Conte pra gente e compartilhe conosco.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.