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5 fatores que contribuem para uma boa Comunicação Interna

Postado em 7/13/2016 9:06:01 AM

A Comunicação Interna é toda transmissão e compartilhamento de informação dentro de uma empresa. Muitos se enganam pensando que apenas a informação transmitida pelos canais formais é Comunicação Interna.

Na realidade, o bate-papo no corredor ou no cafézinho e até uma conversa antes de entrar em uma reunião importante fazem parte do processo de comunicação interna.

Mas como saber que todo o processo de comunicação interna está atingindo seu principal objetivo de criar um ambiente de diálogo entre os empregados?

O responsável pela Comunicação Interna deve sempre ficar atento aos 5 fatores que contribuem para que seu trabalho seja estratégico, são eles:

  1. A alta direção apoia seu trabalho?
    Aqui vale uma atenção especial. Se o diretor e/ou o presidente não enxergam valor na comunicação seu trabalho será mais difícil. A liderança da empresa precisa identificar potenciais resultados para acreditar e investir em Comunicação Interna.
  2. A informação é disponibilizada para os colaboradores?
    De nada adianta ter o apoio da liderança se a informação fica restrita a eles. É preciso construir uma estratégia de disponibilizar conteúdo relevante para os empregados. Todos os funcionários são responsáveis pelo resultado da empresa e por isso todos devem estar na mesma página.
  3. Seja transparente!
    Quando há problemas na empresa a angústia toma conta de toda a equipe. Divulgue sempre informações positivas, mas quando a organização cometer erros ou não atingir as metas divulgue também. Os empregados precisam ser informados para então descobrirem como podem fazer para melhorar os resultados.
  4. Saiba a hora certa de falar!
    Todo empregado tem acesso a muita informação dentro e fora da empresa. Pressão por metas e resultados, agenda cheia de reuniões e treinamento. Tudo isso compete com a informação que você disponibiliza nos canais de comunicação. Analise o momento certo para passar uma informação, embora relevante se o conteúdo não for importante hoje ele não será absorvido e seu trabalho foi perdido.
  5. Abuse de seus canais de comunicação.
    Utilize múltiplos canais para passar as mensagens chave. Lembre-se de adaptar a linguagem ao canal utilizado. Um e-mail é totalmente diferente de um vídeo na TV Corporativa, mesmo quando divulgam a mesma informação.

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