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5 Dicas para melhorar a comunicação entre franquia e franqueado

Postado em 10/13/2016 8:09:59 AM

O investimento em franquias tem registrado crescimento elevado e passa a ser uma opção segura e confiável para o brasileiro que pretende empreender.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2015 foi registrado um aumento de 4,5% no número de franqueadoras. São mais de 135 mil unidades com uma geração de 1,18 milhão de novos empregos, totalizando um faturamento de 139,5 bilhões de reais. A projeção para 2016 é bastante positiva, é esperado um crescimento de até 8% no faturamento e um aumento de novas unidades de até 10%.

A distribuição das franquias é muito pulverizada, 40% dos municípios no Brasil tem unidades de franquia, são mais de 2.200 cidades. Esse quadro faz com que o trabalho da comunicação entre franquia e franqueado seja ainda mais desafiador. A dificuldade em manter a padronização dos procedimentos, entregar e garantir que a informação seja assimilada pelo franqueado e fortalecer o diálogo são os grandes fatores que interferem diretamente na produtividade das franquias.

Na 56ª Convenção da IFA (International Franchising Association), maior convenção do mundo e realizada em fevereiro no Texas, reuniu milhares de franquias e franqueados para discutir as tendências, compartilhar boas práticas e dividir as principais dificuldades encontradas nesse segmento. A comunicação novamente surgiu como ponto de melhoria na gestão das franquias. Entre os destaques estão a dificuldade em receber feedback e atrair o franqueado para os canais de comunicação utilizados pelas franquias.

Diante desse cenário selecionamos 5 dicas que facilitarão a comunicação entre franquia e franqueado, veja abaixo:

  1. Realize campanhas e divulgue informações que atendam os 3 Pilares da Comunicação – Informar, Motivar e Conectar. Para saber mais confira neste post aqui. 
  2. Utilize múltiplos canais de comunicação para reforçar a mesma mensagem. Além do e-mail, faça uso de aplicativo no celular, por exemplo. O franqueado possui uma rotina complexa e muitas vezes acessa seu e-mail com pouca frequência.
  3. Adapte a linguagem de acordo com o perfil de cada franqueado. Entenda a região, a situação e as peculiaridades entre seus diferentes franqueados. A mesma mensagem pode ser passada de diversas maneiras.
  4. Confirme se a informação foi realmente compreendida. Utilize pesquisas e quiz para garantir que o franqueado compreendeu os pontos chave da mensagem enviada.
  5. Mantenha uma periodicidade saudável. Enviar muita informação a todo momento pode atrapalhar, ao invés de ajudar. Além de gerar desconforto e ansiedade, um volume grande de informação pode confundir seu franqueado e derrubar a produtividade de sua franquia.

O diálogo entre franquia e franqueado além de estabelecer maior confiança e proximidade permite que cada um dedique esforços e investimento em ações relevantes e que interfiram diretamente nos resultados financeiros de cada um. Cada vez mais brasileiros enxergam, nesse modelo de negócio, uma grande oportunidade de empreender e aumentar sua renda e a Comunicação não deve ser um obstáculo.

E você, quais são as maiores dificuldades na comunicação entre franquia e franqueado? Conte para gente quais ações realizou para sanar esse problema.

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