5 Dicas para melhorar a comunicação entre franquia e franqueado
Postado em 10/13/2016 8:09:59 AM
O investimento em franquias tem registrado crescimento elevado e passa a ser uma opção segura e confiável para o brasileiro que pretende empreender.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2015 foi registrado um aumento de 4,5% no número de franqueadoras. São mais de 135 mil unidades com uma geração de 1,18 milhão de novos empregos, totalizando um faturamento de 139,5 bilhões de reais. A projeção para 2016 é bastante positiva, é esperado um crescimento de até 8% no faturamento e um aumento de novas unidades de até 10%.
A distribuição das franquias é muito pulverizada, 40% dos municípios no Brasil tem unidades de franquia, são mais de 2.200 cidades. Esse quadro faz com que o trabalho da comunicação entre franquia e franqueado seja ainda mais desafiador. A dificuldade em manter a padronização dos procedimentos, entregar e garantir que a informação seja assimilada pelo franqueado e fortalecer o diálogo são os grandes fatores que interferem diretamente na produtividade das franquias.
Na 56ª Convenção da IFA (International Franchising Association), maior convenção do mundo e realizada em fevereiro no Texas, reuniu milhares de franquias e franqueados para discutir as tendências, compartilhar boas práticas e dividir as principais dificuldades encontradas nesse segmento. A comunicação novamente surgiu como ponto de melhoria na gestão das franquias. Entre os destaques estão a dificuldade em receber feedback e atrair o franqueado para os canais de comunicação utilizados pelas franquias.
Diante desse cenário selecionamos 5 dicas que facilitarão a comunicação entre franquia e franqueado, veja abaixo:
- Realize campanhas e divulgue informações que atendam os 3 Pilares da Comunicação – Informar, Motivar e Conectar. Para saber mais confira neste post aqui.
- Utilize múltiplos canais de comunicação para reforçar a mesma mensagem. Além do e-mail, faça uso de aplicativo no celular, por exemplo. O franqueado possui uma rotina complexa e muitas vezes acessa seu e-mail com pouca frequência.
- Adapte a linguagem de acordo com o perfil de cada franqueado. Entenda a região, a situação e as peculiaridades entre seus diferentes franqueados. A mesma mensagem pode ser passada de diversas maneiras.
- Confirme se a informação foi realmente compreendida. Utilize pesquisas e quiz para garantir que o franqueado compreendeu os pontos chave da mensagem enviada.
- Mantenha uma periodicidade saudável. Enviar muita informação a todo momento pode atrapalhar, ao invés de ajudar. Além de gerar desconforto e ansiedade, um volume grande de informação pode confundir seu franqueado e derrubar a produtividade de sua franquia.
O diálogo entre franquia e franqueado além de estabelecer maior confiança e proximidade permite que cada um dedique esforços e investimento em ações relevantes e que interfiram diretamente nos resultados financeiros de cada um. Cada vez mais brasileiros enxergam, nesse modelo de negócio, uma grande oportunidade de empreender e aumentar sua renda e a Comunicação não deve ser um obstáculo.
E você, quais são as maiores dificuldades na comunicação entre franquia e franqueado? Conte para gente quais ações realizou para sanar esse problema.
SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?
O SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.
Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.
Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.
Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.
-
Ações de CI
-
Autor Convidado
-
Autores da CI
-
Beabá da Comunicação Interna
-
Campanhas
-
Cases de Comunicação Interna
-
Comunicação Interna
-
Desafios da Comunicação Interna
-
Dia Internacional da Mulher
-
Dia Mundial do Meio Ambiente
-
Dicas de Comunicação
-
Entrevistas ping-pong
-
Eventos
-
Gestão da Comunicação Interna
-
Materiais SimplificaCI
-
Pesquisas internas
-
Sem categoria
-
Tendências
-
Transformação Digital
-
Transformação Digital
Inteligência artificial transforma gestão de comunicação interna
A Simplifica.CI, pioneira no mercado de gestão de canais de comunicação interna, anuncia o lançamento de sua mais recente funci...
-
Ações de CI
Como fazer um planejamento de comunicação interna anual
Você tem dúvidas sobre como fazer um planejamento de comunicação interna para o ano todo? Então este artigo é para você. ...
-
Entrevistas ping-pong
Comunicação interna que gera resultados – Telma Silva
Na entrevista ping-pong deste mês falamos com a Telma Silva, gerente de comunicação interna da Icatu Seguros, sobre como a comu...