Blog / Campanhas / 5 Ações de Comunicação Interna para o Dia Mundial do Meio Ambiente

5 Ações de Comunicação Interna para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Postado em 5/24/2019 11:39:57 AM

Definido em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, mundialmente conhecida como “Conferência de Estocolmo”, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho, tem como principal objetivo convidar toda a sociedade a atentar-se aos problemas ambientais recorrentes e a necessidade da preservação dos recursos naturais que não são inesgotáveis.

Mais do que nunca as marcas e as pessoas precisam debruçar-se a essa questão tão urgente e é responsabilidade da Comunicação com os Empregados trazer esse tema a discussão entre os colaboradores e convidar todos a repensar seus hábitos dentro e fora da empresa.

Uma data tão importante pode ser desmembrada em ações ao longo de uma semana ou apenas no dia 5 de Junho. Mas antes de estruturar o planejamento para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente analise a cultura de sua empresa e tente identificar questões ambientais em que a companhia apresenta bons exemplos para reforçar ou práticas internas que precisam de ajustes. É fundamental ter clareza dos objetivos de uma ação de Comunicação Interna antes de realizá-la. É desta forma que a área apresenta resultados e conquista mais espaço dentro de uma organização. Confira agora sugestões de temas e cinco ações com objetivos claros para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente:

TEMA | 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, mais de 150 líderes mundiais se reuniram na sede da ONU, em Nova York, para definir uma nova agenda de desenvolvimento sustentável formada por objetivos que deverão ser implementados por todo mundo até 2030. São os 17 Objetivos de Desenvolvimento que abrangem questões fundamentais para a humanidade e abrange três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, social e a ambiental. A partir dos 17 objetivos e 169 metas, espera-se uma ação colaborativa entre a sociedade para áreas cruciais para a humanidade e o planeta divididos em Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. 

  • Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
  • Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
  • Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
  • Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
  • Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
  • Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
  • Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
  • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)
  • Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
  • Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Os objetivos de número 6, 12, 13, 14 e 15 destacados acima são temas norteadores para diversas ações. Para saber mais sobre cada um desses objetivos clique aqui. Aproveite o conteúdo de cada ODS na divulgação e embasamento das ações propostas a seguir.

5 Ações de Comunicação Interna para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Definido o tema mais coerente para a realidade do seu negócio é o momento de planejar as ações e os resultados esperados para cada uma das ações planejadas.

1. Dia da Faxina | Programa de Voluntariado Interno

Objetivo: Inserir o colaborador na comunidade em que a empresa está inserida e contribuir com cooperativas de reciclagem da cidade.

Resultados esperados: 

  • Facilitar o descarte de resíduo na empresa e na comunidade próxima à empresa.
  • Gerar receita para cooperativas parceiras.

Antes da campanha:

  • Selecione o bairro ou espaço para realizar a faxina.
  • Defina as cooperativas que receberão o material reciclável oriundo da ação e informe os responsáveis.
  • Determine o dia oficial da entrega do material.
  • Reserve ou solicite veículo adequado para transportar o lixo.
  • Defina uma meta de redução de descarte de resíduo: verifique com o setor responsável pelo local selecionado os dados de geração de resíduo de cada mês e com base neste histórico defina com os técnicos responsáveis uma meta de redução para essa ação.
  • Defina uma data, preferencialmente aos finais de semana ou após a jornada de trabalho, e o período de duração da ação.

O que fazer:

  • Divulgue a ação e as formas de inscrição dos voluntários internos para realizar esta ação. Convide também os familiares a participarem da atividade. Uma ação em família perpetua a conscientização e ajuda a transformar pequenos hábitos.
  • Marque o horário e ponto de encontro para os colaboradores se dirigirem juntos ao local da faxina.
  • Separe os materiais necessários para realizar a faxina: luvas, vassoura, pás, sacos plásticos ou latões de lixo identificados pelas cores:
    Resultado de imagem para reciclagem
  • Realize um pequeno treinamento para esclarecer os requisitos de separação do lixo e as responsabilidades de cada participante no local da faxina.
  • Divulgue as fotos dos colaboradores e sua família participando da ação nos canais de Comunicação Interna (TV Corporativa, E-mail, Mobile e Desktop) e apresente os resultados em números para toda a empresa.
2. Distribuição de Copo e Caneca

Objetivo: conscientizar os empregados quanto aos danos presentes no uso e descarte excessivo de plástico no dia-a-dia.

Resultados esperados: 

  • Eliminar o uso de copos descartáveis na empresa
  • Reduzir custo na compra de copos

Antes da campanha:

  • Verifique com o setor de compras a quantidade de copos comprados mensalmente e o custo que essa compra representa no orçamento da empresa e defina a meta oficial desta ação.
  • Mande fazer copos e canecas personalizadas com a logo da empresa para todos os colaboradores.
  • Defina a data limite para eliminação do uso de copos descartáveis e entrega do copo/caneca aos empregados.

O que fazer:

A entrega dos copos/canecas pode ser feita de forma simultânea em toda a empresa ou por departamentos ao longo da Semana do Meio Ambiente. Durante o período de entrega reforce nos canais de comunicação da empresa os indicadores de consumo de plástico na empresa e em todo o mundo. A informação conscientizará a todos para o novo hábito que a empresa que trazer no cotidiano dos colaboradores.

Lembre-se de fazer fotos e apresentar nos canais de comunicação as ações de entrega e os resultados obtidos com a campanha.

3. Eliminação de desperdício de água

Objetivo: conscientizar e responsabilizar todos os empregados sobre os desperdícios potenciais de água dentro da empresa.

Resultados esperados: 

  • Identificar pontos de desperdício de água na empresa
  • Reduzir custo
  • Eliminar o desperdício de água

Antes da campanha:

  • Verifique as áreas responsáveis por reparos na empresa.
  • Analise o custo com água e defina uma meta de redução.

O que fazer:

  • Divulgue nos canais de comunicação interna os procedimentos para informar e solicitar reparos de vazamentos de água em toda a empresa.
  • Coloque adesivos nas pias em banheiros e lavatórios com dicas de redução de consumo de água.
  • Realize treinamento com a equipe de limpeza e do refeitório com boas práticas de uso da água.
  • Entregue de brinde a todos os colaboradores e terceirizados redutores de vazão para usarem nas torneiras de suas casas, desta forma todos conseguirão perceber a importância de reduzir o consumo de água efetivamente.
  • Finalizada a campanha divulgue os resultados obtidos nos canais de comunicação interna e reforce a colaboração de todos neste novo momento da empresa.
4. Plantio de mudas nativas

Objetivos: conscientizar os colaboradores sobre o desmatamento de florestas e arborizar os espaços da empresa

Resultados esperados:

  • Melhorar o ambiente de trabalho
  • Contribuir com a arborização de sua comunidade

Antes da campanha:

  • Procure o departamento de Meio Ambiente de sua empresa ou a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de sua cidade e identifique a quantidade e as mudas disponíveis para plantio.
  • Defina data, horário e o local dentro da empresa ou na comunidade para o plantio das mudas.
  • Defina a meta de plantio e participação de colaboradores na ação para o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O que fazer: 

  • Divulgue dados gerais de desmatamento no país nos canais de comunicação de sua empresa.
  • Convide colaboradores e familiares a participarem do plantio.
  • Faça o check list de equipamentos necessários e preparação do local para plantio:
    • Transporte e recebimento das mudas
    • Espaço para armazenar as mudas no dia do plantio
    • Luvas
    • Pás
    • Local adequado e já preparado para o plantio das mudas
    • Mangueira ou regador para molhar as mudas recém plantadas
  • Monte uma tenda 5×5 para reunir todos os colaboradores que participarão
  • Divulgue as fotos do dia do plantio e divulgue os resultados da ação.
5. Campanha de conscientização interna

Objetivos: reforçar os 17 ODSs e as práticas já realizadas pela empresa para o meio ambiente

Resultados esperados: maior adesão dos colaboradores às atividades já realizadas pela empresa para preservação do meio ambiente. Lembre-se de definir uma meta a ser alcançada junto da equipe responsável pelos programas de Meio Ambiente da empresa.

Antes da campanha:

  • Faça um mapeamento completo com os técnicos responsáveis das atividades realizadas pela empresa e identifique os procedimentos que necessitam de maior adesão dos empregados.
  • Priorize os projetos mais críticos para serem destacados na campanha.
  • Levante indicadores históricos e processos já implementados.
  • Defina a ordem dos conteúdos que serão abordados ao longo da campanha.

O que fazer:

  • Entregue uma sugestão de pauta com os conteúdos, projetos e procedimentos levantados acima para os líderes da empresa abordarem o tema com suas equipes.
  • Faça DDS (Diálogo Diário de Segurança) temático na Semana do Meio Ambiente e defina uma pauta por dia, por exemplo um ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU) para cada dia. Clique aqui para saber mais.
  • Divulgue na TV Corporativa de sua empresa os projetos realizados pela empresa, as metas deste ano, os desafios que o planeta enfrenta e a responsabilidade de todos os colaboradores na preservação do Meio Ambiente. Como há bastante conteúdo o ideal é que os assuntos sejam abordados ao longo de todo mês de junho.
  • Ao final da campanha verifique os responsáveis pela área de Meio Ambiente os resultados e apresente para sua diretoria. É a Comunicação Interna contribuindo diretamente com os resultados da empresa. 😉
  • Convide os colaboradores a compartilharem as ações que eles fazem diariamente para preservar o Meio Ambiente: coloque na TV Corporativa a foto do colaborador e a dica dele. Desta forma você valoriza o empregado e reconhece pequenas atitudes.
  • Divulgue na TV Corporativa as caronas solidárias para os empregados. Informe o nome, o horário, local de partida, destino e contato para conectar os interessados em praticar a carona solidária.

E aí, já sabe qual das ideias vai organizar na sua empresa? Compartilhe e conte como vai sua empresa vai celebrar e contribuir com Meio Ambiente.

Comece agora a simplificar a Comunicação Interna da sua empresa.

FALE COM UM CONSULTOR