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4 dicas para melhorar a comunicação de seu líder

Postado em 10/10/2016 9:30:08 AM

O trabalho da Comunicação Interna nas empresas tem grandes desafios e muitos obstáculos para atingir os resultados esperados. Estar alinhado à estratégia da empresa e estar próximo dos empregados é fundamental para que o funcionário esteja bem informado, motivado e conectado com a missão da companhia.

Como estratégia, as empresas utilizam múltiplos canais para comunicar-se com os empregados, dentre eles ganham destaque o E-mail, Mural e TV Corporativa. Contudo, 72,5%* das empresas reconhecem o papel do líder no processo de legitimação e fortalecimento das ações de Comunicação Interna.

A liderança é a principal alavanca para mudar/fortalecer a cultura da empresa. Adriana Apanavicius Macieira, Especialista de DHO da Livelo.

Cada vez mais o líder assume o papel de protagonista nos processos da empresa. Na Comunicação Interna ele ganha espaço para reforçar a estratégia construída e divulgada nos canais internos, além da responsabilidade de construir um ambiente de diálogo permanente com sua equipe e com a alta gestão da empresa.

Em pesquisa realizada pela Great Place to Work, 43% das empresas identificam que a Capacitação de Líderes é o grande desafio em gestão de pessoas nesse ano. Uma capacitação bem estruturada e planejada pode contribuir com os resultados das organizações. Diante disso, apresentamos 4 dicas que podem melhorar a comunicação do líder em sua empresa:

  1. Conheça o líder de sua empresa: conhecer seu público é uma máxima em todos os setores que envolvem a comunicação. E com o seu líder não pode ser diferente. Além do levantamento demográfico básico – faixa etária, tempo de casa, escolaridade, conectividade e função – vá a fundo no entendimento da alma de cada líder. Esteja próximo a ele e entenda as demandas com sua equipe, suas as metas e desafios.
  2. Estabeleça uma parceria com o RH: o departamento de Recursos Humanos deve ser o principal parceiro da área de Comunicação Interna. É o RH que identifica, promove e forma o líder da companhia. Além disso, o RH também tem a expertise para apontar os líderes de maior destaque e aqueles que ainda precisam ser conquistados. Construa uma parceria e apoie o RH no período de capacitação do novo líder. Comunicação é uma habilidade importante do líder em qualquer empresa, por isso é fundamental que a Comunicação Interna seja um módulo especial na formação do gestor.
  3. Comunique-se com seu líder: crie pautas específicas para atender às demandas do líder de sua empresa. Grandes companhias têm lançado mão de uma estratégia que traz resultados, é o envio de newsletter e/ou comunicados direcionados com dados e informações estratégicas que devem ser entregues rapidamente. Estabeleça uma periodicidade que permita que ele absorva, administre e transmita a informação para sua equipe. Mas lembre-se, os canais de comunicação interna devem estar alinhados à estratégia com o líder. O gestor tem a responsabilidade de legitimar e fortalecer a estratégia da comunicação com todos os empregados. E isso nos leva a última dica.
  4. Envolva os líderes em todo o processo de Comunicação Interna: para que o líder sinta-se parte integrante do processo de comunicação interna é preciso que você o envolva na construção do planejamento estratégico de CI. Construa um calendário e segmente suas ações de acordo com as demandas da empresa e as demandas específicas de cada líder. Envolvê-lo no início do processo reduz o retrabalho, aumenta a confiança do líder e otimiza o trabalho de CI durante o ano todo.

Segmentar e enviar conteúdo específico para o líder facilita seu trabalho. Com a SimplificaCI você pode criar grupos diferentes e entregar o conteúdo na mão do líder, assim ele pode trabalhar e compartilhar a informação com sua equipe. Clique aqui e faça um teste grátis de nossa plataforma. Juntos podemos simplificar o trabalho da Comunicação Interna.

* pesquisa realizada pela SimplificaCI em maio/2016 com 69 empresas do Brasil.

Conheça os 3 tipos principais de liderança dentro das empresas no post da Field Control.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

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