10 Desafios que estão transformando a comunicação com os empregados – Desafio número 3

Por SimplificaCI - 8/15/2018 12:21:38 PM

Blog SimplificaCI

A comunicação com os empregados se transforma na medida em que as relações entre a empresa e o mundo exterior, lê-se mundo exterior tudo que está além das fronteiras dos muros das organizações. Essas relações, cada vez mais próximas devido ao advento das redes sociais presentes na palma da mão de todas as pessoas, derrubam de uma vez por todas as fronteiras que limitavam o que eram comunicação externa e a comunicação interna.

A organização comunica-se com o seus empregados mesmo quando não envia um comunicado direto para o seu e-mail de trabalho ou quando deixa de divulgar um aviso no mural. Seus empregados estão conectados constantemente, consomem os produtos que produzem diariamente e acompanham o que sua empresa e seus concorrentes falam em todos os espaços, sejam por meio do digital ou no off line em eventos, palestras e feiras em que sua marca estiver presente.

Não existe comunicação interna apartada da comunicação externa nas organizações. Hoje, os empregados estão cada vez mais expostos às informações que circulam longe dos controles da organização. A comunicação é única, direcionada ou segmentada a grupos de interlocutores diferentes, em momentos e locais distintos.

A intensa exposição a um volume muito grande de informações relacionadas a sua empresa torna o empregado a pessoa mais bem preparada para identificar as incoerências que podem estar presentes nos discursos feitos internamente por meio da Comunicação Interna ou da comunicação com seu líder. Mesmo limitando o acesso à informação no ambiente de trabalho, seja bloqueando o acesso às redes sociais ou impondo um ambiente de pouca transparência, o empregado consegue facilmente perceber essas incoerências por meio das informações que costuma levantar nas conversas de corredor com outros colegas de trabalho, é a famosa rádio peão.

Portanto em seu planejamento de Comunicação Interna, lembre-se de considerar estes aspectos da cultura de sua empresa.