10 Desafios que estão transformando a comunicação com os empregados
Postado em 4/11/2019 2:00:35 PM
O profissional de Comunicação Interna encontra muitos desafios durante sua jornada de trabalho como por exemplo colaboradores remotos e distantes da informação, estruturação de canais adequados para a cultura da empresa, administração orçamentária e até a organização e alinhamento da agenda da liderança comunicadora com seu time. Mas estão surgindo novos desafios que tem um potencial relevante para transformar o processo de se fazer a comunicação com os empregados.
Em seu livro “Sem Megafone, com Smarphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados”, Paulo Henrique Leal Soares e Rozália Del Gáudio apresentam 10 Desafios que estão transformando a comunicação com os empregados e os seus impactos no dia-a-dia de profissionais da área em diversos países, confira abaixo:
- As organizações não estão no centro do mundo, e hoje vivemos uma “guerra” de narrativas na disputa de sentidos.
- A relação entre empresas e empregados é sempre assimétrica. Há, nas organizações, assim como na sociedade, um processo de disputa de poder e de sentidos que precisa ser reconhecido e considerado.
- Não existe comunicação interna apartada da comunicação externa nas organizações. Hoje, os empregados estão cada vez mais expostos às informações que circulam longe dos controles da organização. A comunicação é única, direcionada ou segmentada a grupos de interlocutores diferentes, em momentos e locais distintos.
- O mundo digital não tem controle, e isso está impactando as relações. Seja parceiro e curador de conteúdos. Não há mais o “dono da bola”, do canal, da mensagem. Somos todos produtores, curadores e distribuidores de informação.
- Comunicou, não está comunicado. Não adianta somente enviar mensagens e pressupor que as pessoas entenderam. É preciso checar, rechecar e, se necessário, reconstruir as iniciativas de comunicação.
- O conteúdo e o propósito são mais importantes que as mídias/veículos. Produzir um vídeo ou um jornal interno não é mais o que faz a diferença na comunicação. Conteúdo relevante é o nome do jogo.
- Relevância e pertinência, sempre. Se o que você diz é desinteressante, nem adianta investir tempo e dinheiro.
- A liderança é a principal fonte de informação dos empregados, mas gente como a gente também forma imagem e reputação. Cuide dos seus líderes e de como eles se relacionam. A interação entre líder e liderado tem alta credibilidade e pode sim ser realizada por meio de aparatos tecnológicos (videoconferência, teleconferência etc.), mas numa base de escuta ativa e diálogo genuíno.
- Empregado não é criança e não é bobo. Respeite a sua cultura, a sua bagagem e a sua capacidade de compreensão. Não minta, não engane, não pense que ninguém vai notar.
- Uma relação para sempre. A experiência positiva ou negativa que um sujeito tem ou teve com a organização é para sempre. Ele continuará a ser formador de opinião, mesmo como ex-empregado.
Os desafios acima têm grande potencial de transformar as relações e interferir diretamente nos resultados financeiros das organizações. Manter a atenção para identificá-los no seu cotidiano e preparar-se para atuar frente a eles deve ser o ponto central dos profissionais de Comunicação Interna.
-
Ações de CI
-
Autor Convidado
-
Autores da CI
-
Beabá da Comunicação Interna
-
Campanhas
-
Cases de Comunicação Interna
-
Comunicação Interna
-
Desafios da Comunicação Interna
-
Dia Internacional da Mulher
-
Dia Mundial do Meio Ambiente
-
Dicas de Comunicação
-
Entrevistas ping-pong
-
Eventos
-
Gestão da Comunicação Interna
-
Materiais SimplificaCI
-
Pesquisas internas
-
Sem categoria
-
Tendências
-
Transformação Digital
-
Transformação Digital
Inteligência artificial transforma gestão de comunicação interna
A Simplifica.CI, pioneira no mercado de gestão de canais de comunicação interna, anuncia o lançamento de sua mais recente funci...
-
Ações de CI
Como fazer um planejamento de comunicação interna anual
Você tem dúvidas sobre como fazer um planejamento de comunicação interna para o ano todo? Então este artigo é para você. ...
-
Entrevistas ping-pong
Comunicação interna que gera resultados – Telma Silva
Na entrevista ping-pong deste mês falamos com a Telma Silva, gerente de comunicação interna da Icatu Seguros, sobre como a comu...