Vai ter Copa do Mundo e o que você vai fazer na sua empresa?

Por SimplificaCI - 5/17/2018 7:25:40 PM

Blog SimplificaCI

Falta pouco menos de um mês para o início da Copa do Mundo na Rússia e mesmo depois do trauma do 7×1, ainda há aquele fundo de esperança de que desta vez o Brasil tem chance no mundial. De maneira bem tímida o comércio local e algumas grandes redes varejistas já começaram algumas promoções e ações direcionadas para este tema e a Comunicação Interna não pode ficar de fora dessa.

Cada empresa gerencia a tabela de jogos de forma diferente, algumas liberam suas equipes e outras, devido à natureza ou jornada de trabalho, não têm essa possibilidade e o desafio de gerenciar as equipes durante os jogos é ainda maior. Por isso indicamos algumas ações para ambas as situações, mas antes anote aí as datas e horários dos jogos do Brasil:

Primeira Fase:
17/06 (domingo) – 15h00
22/06 (sexta-feira) – 9h00
27/06 (quarta-feira) – 15h00

Caso o Brasil seja o primeiro do Grupo:

  • Oitavas de final: 02/07 (segunda-feira) – 11h00
  • Quartas de final: 06/07 (sexta-feira) – 15h00
  • Semifinal: 10/07 (terça-feira) – 15h00

Caso o Brasil seja o segundo do Grupo:

  • Oitavas de final: 03/07 (terça-feira) – 11h00
  • Quartas de final: 07/07 (sábado) – 11h00
  • Semifinal: 11/07 (quarta-feira) – 15h00

Final: 15/07 (domingo) – 12h00

Ações para quem vai assistir ao jogo na empresa:

Assistir ao jogo na empresa é uma oportunidade de criar um clima mais descontraído e festivo entre os empregados e esse entusiasmo todo pode ser aproveitado pela Comunicação Interna para reforçar algumas mensagens importantes que o futebol e o trabalho em equipe trazem e aí vale usar bastante criatividade, veja algumas dicas:

  • Álbum de figurinhas: crie um álbum em alusão ao álbum da copa, mas com os craques da empresa. Os valores podem ser representados pelas figurinhas douradas e raras. A troca de figurinhas entre os colegas pode gerar pequenos eventos ao final do expediente, durante o horário de almoço no refeitório ou nas áreas de convivência. O álbum pode conter personagens do presente ou então ser uma estratégia para contar a história da empresa por meio de ícones que simbolizam as conquistas do passado e figurinhas com as pessoas que fizeram parte da trajetória da organização.
  • Seja você o técnico! 
    Essa ação sem dúvida vai elevar a moral dos empregados e vai movimentar o dia-a-dia da empresa. Transforme todos os empregados em técnicos de futebol e permita que cada um escale o seu time campeão na empresa. O empregado que mais for escalado pode virar o seu camisa 10 e tornar-se o porta-voz das campanhas internas. Entre as regras para fazer parte do time campeão, vale incluir a aderência aos valores da empresa e por ai vai.

Lembre-se de garantir um espaço agradável para que todos os colaboradores possam, juntos, assistir aos jogos e não se esqueça da pipoca e do refrigerante para a festa estar completa. 😉

Vai liberar os empregados para assistir aos jogos?

Quando os colaboradores são liberados para assistir aos jogos o clima de festa é um pouco prejudicado. Alguns ficam apressados para irem embora a tempo de chegar antes do jogo começar e alguns, não muito fãs de futebol, aproveitam o tempo livre para outras atividades. Mesmo assim, é possível aproveitar o clima dos jogos para criar ações de Comunicação Interna, confira:

  • Decoração do ambiente: mesmo que os jogos não sejam acompanhados dentro da empresa ambientar as salas, corredores e restaurante sempre é muito bem aceita. Para fazer algo diferente envolva os departamentos e crie um concurso de melhor decoração e deixe a votação aberta para os empregados.
  • Discurso alinhado: ao anunciar a liberação para assistir aos jogos tente alinhar o discurso com sua liderança para que essa liberação seja uma conquista de todos. Liberar para que todos assistam aos jogos é um ato de confiança e flexibilidade, lembre-se se reforçar isso.
  • Bolão: é muito comum os empregados fazerem um bolão informal do jogo entre eles, aproveite este clima para fazer um bolão diferente na sua empresa. Ao invés de adivinhar o resultados dos jogos, o bolão interno pode ser referente aos fatos históricos, metas do mês e até dados inusitados da empresa. Desta forma você envolve todos os colaboradores em uma atividade criativa.

Antes de planejar sua ação verifique se a cultura organizacional, as regras internas e a estrutura física são favoráveis. Uma ação de Comunicação Interna traz resultado quando é pautada pela estratégia e objetivos da empresa.

Boa sorte e boa copa!