Blog / Comunicação Interna / Quatro características fundamentais para a Comunicação Interna nas empresas

Quatro características fundamentais para a Comunicação Interna nas empresas

Postado em 5/15/2018 11:58:27 AM

Todos os anos as empresas sentem a necessidade de reformular algum processo importante como os processos de logística, produção e até de vendas. Essas revisões são fundamentais para revisitar antigos problemas e identificar, dentro dos processos internos, novas oportunidades de melhoria e maneiras mais assertivas da empresa se adaptar às novas tecnologias e às mudanças de comportamento dos consumidores e também dos empregados. Exatamente por isso, o processo de comunicação dentro das empresas precisa ser constantemente analisado para que a Comunicação Interna consiga acompanhar a velocidade com que as mudanças acontecem.

Para que seja possível levar informação e entregar as mensagens chave para os empregados, em meio a tantas transformações organizacionais, a comunicação interna precisa ter quatro características, que são:

  1. Transparência: nem sempre as mudanças que ocorrem nas empresas são positivas ou trarão muitos benefícios para todos os colaboradores, isso é comum e faz parte do mundo corporativo, portanto é necessário que todo o processo de comunicação interna tenha maturidade e trabalhe toda a informação com transparência. Ser transparente alinha expectativas, dá credibilidade e reduz os riscos de ruídos entre os empregados. Pense nisso!
  2. Recorrência: a Comunicação Interna não pode ser lembrada apenas em momentos de celebração ou datas comemorativas esporádicas. A comunicação com os empregados tem de estar presente em todas as etapas da vida organizacional do colaborador e por isso precisa de recorrência e organização. Lembre-se de utilizar sempre os canais formais para comunicar, informar e também motivar.
  3. Flexibilidade: em algumas situações ser flexível e adaptar as mensagens e o uso dos canais vai ser fundamental para que a informação chegue com rapidez para os colaboradores. Reflita e prepare-se para momentos que vão exigir mais flexibilidade de você.
  4. Rapidez: a velocidade com que as mudanças acontecem pode ser maior que a velocidade em que se dá o processo de entender a mudança e comunicá-la a todos os empregados. Por isso é fundamental que a comunicação interna esteja envolvida logo quando as mudanças estão acontecendo, ou quando estão previstas, para que todas as informações cheguem no tempo certo para todos os empregados.

Não sabe como ser rápido e ainda ter flexibilidade na Comunicação Interna? Clique aqui e veja como é simples enviar uma mensagem aos colaboradores de sua empresa em tempo real e direto na mão de todos os empregados.