O Brasil é o celeiro do mundo e os números mais recentes comprovam a importância do setor Agro no desenvolvimento e na economia nacional e internacional. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2019 o setor representou 21,4% do PIB nacional, com a soma de bens e serviços gerados na ordem de R$ 1,55 trilhão, dentre os segmentos, a maior parcela deste valor corresponde ao ramo agrícola, no valor de R$ 1,06 trilhão. No primeiro trimestre de 2020 o setor apresentou alta de 3,3% no PIB.
Assim como os indicadores são bastante expressivos, os desafios são grandes e a diversidade de públicos relevantes para estabelecer estratégias de comunicação também. Para cada público como, por exemplo, a comunidade, os produtores, os consumidores, o governo, os empregados e etc, conforme apontado na última edição do Inspira Agro da Aberje, o setor enfrenta desafios diversos e históricos.
O setor Agro também é um dos principais responsáveis pela geração de empregos no país. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2015, 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros era absorvido pelo setor, 4,64 milhões de pessoas trabalhavam somente na agroindústria. E é por isso que no post de hoje a SimplificaCI vai abordar os principais desafios dos profissionais de Comunicação Interna das agroindústrias.
O primeiro desafio a ser enfrentado é a diversidade da natureza do trabalho que gera interações e relações com a empresa de forma bem distinta. Por isso as estratégias de comunicação interna e formação de liderança comunicadora devem ser organizadas de acordo com a persona e o preenchimento do Canvas da Comunicação Interna deve ser feito para cada persona a ser construída e que deve representar pelo menos seis segmentos, que são eles:
Com um volume grande de personas, o trabalho da área de Comunicação Interna na agroindústria apresenta alguns desafios peculiares a cada uma das personas. Entre os desafios gerais a todas elas estão:
Para as áreas mais distantes de onde as tomadas de decisão são feitas e a informação é transmitida de forma mais simples, há ainda três desafios que compõem a realidade do profissional de comunicação interna nas agroindústrias:
As agroindústrias têm uma operação bastante complexa pela sua natureza e os impactos gerados no meio ambiente e na própria comunidade. Por isso é muito comum que as empresas atuem de forma muito consistente em ações de Relações Públicas com stakeholders relevantes como governo, comunidades, áreas educacionais e ONGs.
O envolvimento dos empregados nestas ações se dão de diversas maneiras, desde a participação de programas de voluntariado até a organização de ações internas como programa de visitas e eventos. Por isso é fundamental que os colaboradores tenham clareza, façam parte e conheçam em profundidade as ações sociais e os projetos realizados pela empresa para reduzir os impactos gerados na comunidade e no meio ambiente.
Além das pautas externas aos muros organizacionais, algumas pautas costumam perpassar por todo o calendário anual das agroindústrias, são eles Saúde e Segurança do Trabalho e Indicadores de Resultado.
Com um mix bastante complexo e muito relevante a ser tratado de forma permanente nos canais e campanhas de Comunicação Interna, o profissional responsável pela comunicação com os empregados tem o desafio de distribuir as prioridades e ações em calendário que permita maior engajamento dos colaboradores e traga resultados efetivos. Para simplificar esse planejamento acesse nossa planilha aqui.
Por se tratar de um serviço essencial, o setor agro, assim como tantos outros, teve de manter suas operações em funcionamento, mesmo que em um número reduzido. Grande parte das organizações criaram programa de férias coletiva, redução de jornada e afastamento de colaboradores de grupo de risco. São medidas padrão adotadas por diversas organizações, mas que incrementam os desafios das agroindústrias apontados aqui neste post.
Entre as ações que podem agilizar o trabalho de comunicar novos protocolos de segurança, atualizar as fases de retomada gradual de acordo com os protocolos estaduais, manter os colaboradores informados sobre os desafios, metas e resultados e garantir engajamento e buscar maior proximidade, a criação de comitês multidisciplinares de trabalho têm gerado bons resultados, principalmente nas agroindústrias. Entre os comitês, destacamos quatro frentes diferentes de atuação, conforme apontado no evento Inspira Agro da Aberje:
E você? Quais são os desafios que sua organização enfrenta e passou a enfrentar com a crise do novo coronavírus?
Autor Convidado
Como ser um bom líder?
Geralmente as pessoas tendem a confundir ser líder com ser gestor. Entretanto existe uma diferença entre essas duas funções. Va...
Dia Internacional da Mulher
Mensagens para dia internacional da mulher – 30 mulheres inspiradoras
O Dia Internacional da Mulher surgiu devido a lutas das mulheres por seus direitos. Dia 8 de março é um dia de conscientização ...
Ações de CI
Ações Dia da mulher: 8 ideias
Por que celebrar o Dia da Mulher? O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma data comemorativa, ele surgiu devido a lutas ...