Blog / Autor Convidado / Comunicação: uma poderosa ferramenta da liderança para engajar o time

Comunicação: uma poderosa ferramenta da liderança para engajar o time

Postado em 3/4/2017 9:42:49 AM

Para atuar num mercado altamente competitivo e globalizado, as empresas buscam cada vez mais processos enxutos, ágeis e otimizados. Equacionar velocidade de resposta e qualidade requer colaboradores muito engajados com o negócio, com senso de urgência e visão sistêmica. Estes atributos não são frutos de uma boa genética ou algo desta natureza.  Isto pode até ajudar, mas as condições do ambiente e o papel da liderança são fundamentais para desenvolver estas competências.

Como despertar no time a motivação necessária para que se envolva com o negócio, com sentimento de dono?

A comunicação certamente está na base desta pirâmide.

Há bons comunicadores que não exercem liderança, ao menos a liderança formal, mas não se encontra bons líderes sem habilidade de comunicação.

A comunicação é essencial em toda forma de relacionamento. No mundo do trabalho, pode promover o alinhamento ou o total desajuste de todo processo. Só não é possível ignorá-la. Mesmo quando ignoramos, já estamos comunicando algo, que pode ser entendido como desrespeito ou falta de transparência. E aí não podemos subestimar a força da imaginação e seu efeito, as vezes catastrófico, na tentativa de se compreender a realidade.

Um processo eficaz de comunicação melhora a ambiência e o clima organizacional, promove maior engajamento das pessoas com as metas e resultados e cria um processo cíclico, onde à medida que sou envolvido tenho um sentimento de pertencer, e me sinto mais responsável pelo sucesso. Assim, tenho excelentes resultados e me envolvo ainda mais.

Se a chave do sucesso está numa comunicação eficaz, uma boa pergunta seria como garanti-la então?

Um estudo recente divulgado pela Harvard Business Review mostrou que, parte da resposta está no modo como o líder gerencia o fluxo da informação, tanto para os colaboradores, quanto entre eles. E ainda que o processo de comunicação verticalizado deve dar espaço a um modelo mais dinâmico e fundamentado no diálogo.

A proposta deste estudo avança para quatro elementos do diálogo que são atributos de uma conversa interpessoal: intimidade, interatividade, inclusão e intencionalidade.

Entender e praticar cada um desses aspectos pode melhorar muito o processo de comunicação dentro de uma empresa.

1. A intimidade está relacionada diretamente com a confiança que é estabelecida com as pessoas, o desejo genuíno de ouvi-las e gerenciar o fluxo de comunicação de baixo para cima. Entender as dores do time e se dispor a uma liderança servidora, descendo do palco e se juntando aos demais da equipe cria um sentimento de pertencimento ao mesmo grupo. Também é fundamental se expressar de forma autêntica e direta, sem agenda oculta. A base de qualquer relação de confiança está na coerência daquilo que se diz com aquilo que se faz. Isso não tem nada a ver com expor assuntos de caráter sigiloso, mas em dizer a verdade até quando a verdade for algum assunto não pode ser dito.

2. A interatividade diz respeito a promoção de troca de ideias. Interagir com as pessoas, ouvir o que elas pensam verdadeiramente a respeito de um assunto é um convite para um ambiente de diálogo aberto e tornar-se um grande aliado da confiança. Neste sentido, novos canais de comunicação, aproveitando as tecnologias sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, aplicativos e outros meios de comunicação podem oferecer um importante apoio para promover a interatividade.

3. A inclusão acrescenta uma dimensão importante aos elementos anteriores, significa envolver as pessoas na resolução de problemas e geração de ideias, o  que eleva sua auto estima e relevância de tal forma  que elas se tornam “embaixadoras da marca” e formadoras de opinião.

4. Por fim, a intencionalidade dá o tom e a direção do diálogo. Uma conversa aberta e informal não significa desprovida de objetivos. É a forma e não o propósito que está em discussão. A intencionalidade é justamente o que dá sentido e objetividade ao diálogo.

Um líder que consegue maestrar esses quatro elementos certamente tem um time mais engajado, que confia e se faz presente na vida da organização, promovendo sua marca e trazendo bons resultados para o negócio.

A comunicação interna e os profissionais de recursos humanos podem oferecer um importante apoio neste processo, à medida que conseguem ter um termômetro do clima organizacional e preparar a liderança para desenvolver uma comunicação mais eficaz com seus liderados.

Embora pareça relativamente simples, a comunicação interpessoal é bastante complexa e desafiadora.

Portanto, trabalhar aspectos de comunicação e liderança precisa ser um exercício diário e constante
para quem quer alcançar resultados de excelência.

SOBRE A POLIS

Polis RH é uma consultoria de Recursos Humanos que  olha cada cliente como único e busca soluções customizadas em gestão de pessoas considerando todo ciclo dentro das organizações: atração e seleção de talentos, desenvolvimento por meio de treinamentos e processos de coaching e apoio na transição de carreira; com o objetivo de melhorar os resultados do negócio.
foto

emorita@polisrh.com.br (17) 99612-1832

Elaine Morita, Diretora Executiva

Executiva na área de Recursos Humanos , atua há 18 anos com seleção e desenvolvimento de pessoas. Trabalhou em grandes grupos dos segmentos alimentício, energia e prestação de serviços, como Tereos Guarani, Louis Dreyfus Commodities e Eventos RH, gerenciando processos de recrutamento e seleção e desenvolvendo políticas de RH. Estruturou programas de trainees, estagiários e aprendizes. Conduziu comitês de sucessão e carreira. Headhunter para empresas como Hutchinson, Fugini, Peugeot,  Minerva, ICEC, entre outros. Graduada em Psicologia/UNESP, MBA em Gestão de Pessoas/ FGV e Personal Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Certificada em Assessment DISC pela DISC Exchange.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.