Blog / Beabá da Comunicação Interna / Beabá da Comunicação Interna | Agente de CI

Beabá da Comunicação Interna | Agente de CI

Postado em 4/5/2018 11:26:56 AM

O Agente de Comunicação Interna tem sido cada vez mais utilizado como estratégia para melhorar o clima organizacional, elevar os resultados e motivar as equipes em empresas dos segmentos mais diversos. Com uma responsabilidade grande, o Agente de Comunicação Interna também assume um novo papel, o de facilitador em um momento de transformação nas organizações. Mas quem ele é e o que ele faz realmente? O Beabá da Comunicação Interna desta semana explica para você.

Quem é o Agente de Comunicação Interna?

Ele não é um super herói e muito menos um dedo duro que contará os assuntos discutidos no corredor para o departamento de Recursos Humanos. Na verdade, o Agente de Comunicação Interna é o líder informal e o formador de opinião presente em todas as equipes e em todas as empresas. O Agente nunca é o líder ou gestor de equipe, isso porque já é da função do gestor contribuir com a Comunicação Interna de sua equipe e entre equipes, exatamente por isso, atuar como Agente de Comunicação Interna não está vinculado à hierarquia. Temos um artigo especial em nosso blog com dicas ótimas para você melhorar a comunicação do líder com sua equipe, clique aqui para saber mais.

Para atuar como Agente de CI são necessários alguns talentos e comportamentos característicos, a equipe de Recursos Humanos pode ajudá-lo nessa identificação:

  • Engajamento com o propósito da empresa
  • Interesse em participar das atividades realizadas no trabalho
  • Ter iniciativa e pró-atividade
  • Ter facilidade de aprendizado e
  • Possuir boa percepção das necessidades dos colegas, entre outras

Como selecionar e formar o Agente de Comunicação Interna?

A seleção do Agente de CI pode ser feita de diferentes maneiras. Algumas empresas preferem abrir espaço para os empregados se candidatarem a essa importante atividade, podendo ser ou não selecionado para incluir, entre as suas tarefas, as responsabilidades de um Agente de Comunicação Interna.

Caso não queira abrir para inscrição, o líder das áreas pode ajudá-lo a identificar os agentes de CI em potencial. Mas lembre-se, envolva a equipe de Recursos Humanos para que a escolha dos agentes seja a mais assertiva possível.

Uma vez formada a equipe de Agentes de Comunicação Interna é a hora de formá-los para essa nova missão. O agente, a partir desse momento passa a integrar o time responsável pela Comunicação com os empregados e por isso deve conhecer profundamente os processos, atividades e o planejamento da área para que possa compreender o papel a ser desempenhado. Há alguns conteúdos que devem ser transmitidos logo na primeira reunião com todos os agentes, são eles:

  • Reforçar a Missão, Visão e Valores da empresa
  • Apresentar as metas e os desafios da companhia para este ano
  • Explicar como é a rotina da comunicação na organização, apresentar os canais existentes, a periodicidade de cada canal e importância de todos eles
  • E por fim, é fundamental que no primeiro encontro os agentes de CI saiam com total clareza do papel que eles terão em todo trabalho enquanto agentes

O que o Agente de CI faz?

As atividades executadas pelos agentes de CI podem variar de uma empresa para outra e essa variedade se dá pela maturidade e objetivo da comunicação interna no momento. Em resumo, os agentes, como integrantes do time de CI da empresa, contribuirão no desenvolvimento das pautas e mensagens chave a serem abordadas nos canais internos.

O Agente de CI muitas das vezes, quando bem treinado, auxilia a antecipar as necessidades comunicacionais dos empregados, a identificar potenciais crises e contribuem com a construção dos comunicados a serem enviados para os empregados.

Para que o trabalho com os agentes ajude a alavancar os resultados da Comunicação Interna é fundamental que as equipes de RH e de CI mantenham uma relação pautada pela transparência, missão e valores da organização.  😉 

E você? Quais outras atividades acredita que o Agente de Comunicação Interna pode desempenhar na organização? Conte pra gente e compartilhe suas experiências!