10 Desafios que estão transformando a comunicação com os empregados – Desafio número 1

Por SimplificaCI - 6/19/2018 2:23:09 PM

Blog SimplificaCI

No seu mais recente livro,”Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados” Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gáudio falam, entre outros temas pertinentes na comunicação interna, sobre os principais desafios que estão atuando diretamente na transformação do que conhecemos como Comunicação com os Empregados.

A partir de hoje vamos abordar cada um dos dez desafios numa série de posts no Blog SimplificaCI.

O Desafio número 1 – As organizações não estão no centro do mundo, e hoje vivemos uma “guerra” de narrativas na disputa de sentidos.

 É urgente que os gestores tenham total consciência de que suas empresas não estão sozinhas e que há, em seu entorno, um mundo de outras companhias com culturas e propósitos diferentes a serem ofertados para os seus empregados. É o que os autores do livro chamam de “guerra” de narrativas.

Não há outra alternativa para as empresas se não compreender esse cenário plural e trazer seu olhar para dentro dos limites de seus muros em busca de identificar quais são os propósitos de sua companhia.

Este primeiro desafio atua diretamente na transformação da Comunicação Interna e exige um planejamento mais alinhado com a estratégia da empresa.

Utilizar os canais formais como TV Corporativa, E-mail, Mural, Revista, Aplicativo Mobile e Desktop não deve ser o único foco nas ações de Comunicação Interna. Nesta disputa de sentidos é fundamental que a comunicação encontre uma identidade que dialoga com os valores reais da empresa, ou seja, os valores que são vivenciados na prática entre os empregados de todos os níveis hierárquicos e não os valores que estão gravados nos murais e nas paredes.